Hoje na História: 24 de Fevereiro

24/02/2023

Fundação do Partido Nazista na Alemanha, promulgação da primeira Constituição republicana do Brasil e outros fatos históricos.

Adolf Hitler, chefe do Partido Nazista e responsável pelo Holocausto — uma das maiores tragédias humanitárias de todos os tempos, quando mais de seis milhões de judeus foram mortos. Imagem: Canva.
Adolf Hitler, chefe do Partido Nazista e responsável pelo Holocausto — uma das maiores tragédias humanitárias de todos os tempos, quando mais de seis milhões de judeus foram mortos. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 24 de fevereiro:

em 24 de fevereiro de 1891

Promulgação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Segunda constituição do país e primeira do período republicano, marcou a transição da monarquia para a república. A partir daí, a forma de governo passa a ser a República Federativa, constituída por vinte estados (antes chamados de províncias), mais o distrito federal (a cidade do Rio de Janeiro).

em 24 de fevereiro de 1866

Adolf Hitler funda o Partido Nazista (NSDAP), na cervejaria Hofbräuhaus, em Munique, Alemanha. Essa organização de extrema-direita ficou marcada pelo antissemitismo radical, nacionalismo e rejeição à democracia e ao marxismo. É responsável pelo Holocausto — extermínio de mais de seis milhões de judeus e perseguição política seguida também de morte a todos os que não se enquadrassem na chamada "raça ariana".

em 24 de fevereiro de 1972

Ocorre o incêndio do edifício Andraus, em São Paulo. Tragédia deixou 16 mortos e 330 feridos. 

Continua, após o anúncio.  

em 24 de fevereiro de 1946

Juan Domingos Perón se elege pela primeira vez presidente da Argentina, para o período 1946-1952. A partir daí, se elegeu outras duas vezes: 11 de novembro de 1951, para governar até 1958. Mas sofreu um golpe militar e foi derrocado em 16 de setembro de 1955. Depois, após cumprir 18 anos de exílio, regressou ao seu país e foi eleito pela terceira vez presidente, em 23 de setembro de 1973. Foi um político que oscilou entre direita e esquerda, visto que nunca se declarou socialista ou liberal assumido. Morreu em 1 de julho de 1974, no exercício da presidência. Foi sucedido por sua viúva — María Estela Martínez de Perón — que tinha sido eleita como vice-presidente.

em 24 de fevereiro de 1993

Morre Bobby Moore, jogador de futebol inglês. Destacou-se como zagueiro e é considerado um dos melhores do século XX. Em 2004, foi eleito o melhor jogador da Inglaterra dos 50 anos da UEFA, nos Prêmios do Jubileu da entidade.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica, History.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.