Hoje na História: 22 de Março

22/03/2024

Alemanha Nazista abre seu primeiro campo de concentração, Dachau, em 1933.


Compartilhe a matéria

O 22 de Março é marcado por vários fatos importantes, como:

  • 1895 -  Primeira exibição de filmes — em tela particular — pelos irmãos Auguste e Louis Lumière.
  • 1923 - Nasce Marcel Marceau, mímico francês de fama mundial.
  • 1933 - Presidente dos EUA — Franklin Delano Roosevelt — assina a lei que legaliza o consumo de bebidas alcoólicas, acabando com a Lei Seca. No entanto, mesmo extinta há exatos 91 anos, legislação ainda influencia a vida dos norte-americanos. "Segundo a NABCA (Associação Nacional de Controle de Bebidas Alcoólicas, na sigla em inglês), centenas de localidades nos Estados Unidos ainda proíbem completamente a venda de álcool. Várias outras têm restrições parciais."
  • 1933 - Também neste ano, a Alemanha Nazista abre seu primeiro campo de concentração, *DACHAU.
  • 1963 - Beatles lançam seu primeiro Álbum: "Please Please Me". Leia mais AQUI.
  • 1980 - Morte de Hélio Oiticica, artista plástico brasileiro, com atuação na pintura e escultura.
  • 1982 - Lançamento do álbum "The Number of The Beast", da banda Iron Maiden. É considerada uma das obras mais importantes do heavy metal de todos os tempos, com 14 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, segundo a Amazon. Recebeu disco de platina dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Disco tem músicas que continuam a ser muito ouvidas pelos milhões de fãs do grupo em todo o planeta. Entre os destaques, "Invaders", "The Prisoner" e "Children of the Damned".
  • 1992 - A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que nessa data ficaria sendo celebrado o Dia Mundial da Água.

Sem desmerecer os demais acontecimentos deste dia, destacamos neste 22 de Março a abertura de DACHAU, primeiro campo de concentração da Alemanha Nazista.

Mais detalhes, após o anúncio.


Tópicos relacionados:


Dachau, primeiro campo de concentração nazista

Aberto em 22 de Março de 1933, o campo de concentração nazista Dachau foi o primeiro na história de horrores criada por Adolf Hitler em sua passagem pelo poder na Alemanha, na primeira metade do Século XX.

Segundo a Enciclopédia do Holocausto, Dachau "se localizava nas dependências de uma fábrica de munição abandonada, próxima à parte nordeste da cidade de Dachau, a cerca de 16 quilômetros ao noroeste de Munique, no sul da Alemanha. Os primeiros transportes de prisioneiros chegaram ao campo no dia 22 de março de 1933."

Também de acordo com a mesma fonte, "durante o primeiro ano, o campo tinha capacidade para abrigar 5.000 prisioneiros. Inicialmente, os prisioneiros eram alemães de ideologia comunista, democratas-sociais, sindicalistas e outros adversários políticos do regime nazista. Com o passar do tempo, membros de outros grupos também foram internados em Dachau, tais como Testemunhas de Jeová, Romas (ciganos), homossexuais do sexo masculino, pessoas consideradas "antissociais" e criminosos contumazes. Durante seus primeiros anos, relativamente poucos judeus foram aprisionados em Dachau, sendo que os que ali foram presos pertenciam a um dos grupos acima citados ou já haviam cumprido sentenças depois de condenados por infringirem as Leis de Nuremberg, proclamadas em 1935."

Historiadores e estudiosos autônomos do assunto estimam que o regime criado por Adolf Hitler é responsável por mais de 6 milhões de mortos, a maioria de judeus.

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.