Hoje na História: 21 de Março

21/03/2023
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e outros fatos históricos.

Em 21 de março de 1960, a ONU institui o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Foto: Webnode.
Em 21 de março de 1960, a ONU institui o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Foto: Webnode.

Hoje na História - Alguns fatos de 21 de Março:

em 21 de março de 1960

A Organização das Nações Unidas — ONU — instituiu o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. Neste dia, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, em Joanesburgo, na África do Sul. Tal legislação obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Embora fosse uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada e matou 69 manifestantes e deixou 186 feridos.

em 21 de março de 1932

Através de decreto, Getúlio Vargas cria a Carteira de Trabalho, hoje chamada de Carteira de Trabalho e Previdência Social. Documento registra e comprova dados sobre a vida funcional do trabalhador. Seu objetivo é garantir o acesso aos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Nos últimos tempos, principalmente após o golpe de 2016 que derrubou a presidenta Dilma Rousseff (PT), governos neoliberais — como os de MIchel Temer e Bolsonaro — têm feito de tudo para voltar à realidade de antes da primeira metade do Século XX, onde os trabalhadores viviam na escravidão ou semiescravidão, isto é, sem direitos trabalhistas.

em 21 de março de 1557

Primeira celebração da Ceia do Senhor — sob o rito calvinista no Brasil. A Ceia do Senhor é um dos sete sacramentos da Igreja Católica. 

Continua, após o anúncio.  

em 21 de março de 1801

Ocorre a Batalha de Alexandria (também conhecida como Batalha de Canopo) — entre as forças britânicas e francesas, perto das ruínas de Nicópolis, nas proximidades de Alexandria, no Egito.

em 21 de março de 1960

Nasce Ayrton Senna, em São Paulo. Grande ídolo do esporte do brasileiro, é considerado um dos melhores pilotos de Fórmula 1 da história. Morreu precocemente no Grande Prêmio de San Marino (Itália), em 1º de maio de 1994. Senna perdeu o controle do carro na curva Tamburello, chocou-se violentamente contra o muro de concreto e não resistiu aos ferimentos.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História