Hoje na História: 2 de Março

02/03/2023

Inauguração do Porto de Santos, fim da Batalha de Stalingrado e outros fatos históricos.

King Kong — um dos clássicos do cinema mundial — foi lançado nos EUA em 2 de março de 1933. Imagem: Canva.
King Kong — um dos clássicos do cinema mundial — foi lançado nos EUA em 2 de março de 1933. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 2 de Março:

em 2 de março de 1892

Inaugurado o Porto de Santos, o principal porto brasileiro, o maior complexo portuário da América Latina e um dos maiores do mundo. 

em 2 de março de 1943

Fim da Batalha de Stalingrado. Grande confronto se deu entre a Wehrmacht (o exército da Alemanha Nazista) e seus aliados do Eixo — contra as tropas da União Soviética — pela posse da cidade de Stalingrado durante a Segunda Guerra Mundial. As tropas soviéticas aceitam a rendição das últimas tropas alemãs nazistas na cidade.

em 2 de março de 1841

El Salvador constitui-se em república unitária e independente das outras repúblicas da América Central.  

em 2 de março de 1996

Banda Mamonas Assassinas, de maneira trágica, chega ao fim, após acidente aéreo. Todos os integrantes morreram. Tragédia ocorreu na Serra da Cantareira, em São Paulo, quando o jatinho que levava o grupo se chocou com a montanha pouco antes do pouso no aeroporto de Guarulhos. Além dos músicos — Dinho, os irmãos Samuel e Sérgio, Júlio e Bento — morreram o piloto, o copiloto e dois assistentes dos artistas.

Continua, após o anúncio.  

em 2 de março de 1933

Lançamento de King Kong, nos EUA, um dos maiores clássicos do cinema. Segundo estimativas, foi uma das produções de maior bilheteria da década de 1930, arrecadando mais de quatro milhões de dólares. O enredo mostra a história de Kong, gorila gigantesco capturado para servir na indústria de entretenimento e que se apaixona pela atriz Ann Darrow (interpretada por Fay Wray). A partir daí é só ação e emoção, para quem gosta do gênero.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História