Hoje na História: 2 de fevereiro

01/02/2023

Fatos relevantes ocorridos no Brasil e outros cantos do planeta.

 Foto/reprodução.
Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 2 de fevereiro:

em 1943

Fim da Batalha de Stalingrado. Um dos principais eventos bélicos do Século XX, evento se deu entre a Wehrmacht (o exército da Alemanha Nazista) e seus aliados do Eixo contra as tropas da União Soviética — pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado).

em 1999

Hugo Chávez assume a presidência da Venezuela. Em 11 de abril de  2002, no entanto, golpistas tentam tomar-lhe o poder. Mas fracassam. Partidários de Chávez se mobilizam e poem os bandoleiros para correr.

em 1882

Nasce em Dublin — Irlanda — o escritor irlandês James Augustine Aloysius Joyce, ou James Joyce, como ficou conhecido. Seu livro mais famoso é Ulisses, onde uma trama se desenrola em apenas um dia, 16 de junho de 1904.

Continua, após o anúncio. 

em 1841

El Salvador constitui-se em república unitária e independente das outras repúblicas da América Central.

em 1997

Morre em Recife o cantor pernambucano Chico Science. Em meados da década de 1990, Science foi um dos principais idealizadores do movimento Manguebeat. Também foi o líder da banda Chico Science & Nação Zumbi.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, Wikipédia.


Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.