Hoje na História: 2 de Abril

02/04/2024

Nascimento de Chico Xavier e outros acontecimentos relevantes. Confira inclusive um fato muito curioso em relação ao líder espiritual mineiro. 


Compartilhe a matéria

O 2 de Abril é marcado por vários fatos relevantes, como:

  •  33 — Última Ceia de Jesus de Nazaré com seus apóstolos. Depois ele segue para o Monte das Oliveiras e é preso pelas autoridades judaicas.
  • 1513 — O explorador espanhol Juan Ponce de León avista pela primeira vez a terra em que é hoje a Flórida.
  • 1800 — Estreia da Sinfonia n.º 1, de Ludwig van Beethoven, em Viena.
  • 1902 — EUA inaugura sua primeira sala de cinema, a Electric Theatre, em Los Angeles.
  • 1910 - Nascimento do líder espiritual Chico Xavier. (Ver mais detalhes, inclusive um fato muito curioso, após imagem que ilustra esta matéria).
  • 1917 — Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente dos Estados Unidos — Woodrow Wilson — pede ao Congresso para declarar guerra à Alemanha.
  • 1939 — Nasce Marvin Gaye, que se tornaria astro do soul e teria uma morte trágica.
  • 1953 — James Watson e Francis Crick anunciam a descoberta do DNA.
  • 1964 - O golpe militar avança e o Congresso Nacional do Brasil declara a Presidência vaga e substitui o presidente João Goulart pelo presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli.
  • 1972 — O ator britânico Charlie Chaplin retorna aos Estados Unidos pela primeira vez desde que foi rotulado de comunista durante o macartismo, no início dos anos 1950.
  • 1982 — Guerra das Malvinas: a Argentina invade as ilhas Malvinas.
  • 2005 — Morte do Papa João Paulo II.
  • 2008 — Acontece pela primeira vez o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas no ano anterior, para repetir-se anualmente.

Após o anúncio, mais detalhes do fato de Curitiba ter sido capital do Brasil.


Tópicos relacionados:


Verdade ou imaginação?

Nascido em 2 de abril de 1910 em Pedro Leopoldo (MG) — Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier — é apontado como um dos maiores nomes do Espiritismo no mundo. 

Adorado por muitos e visto com desconfiança por outros, o líder espiritual protagonizou muitas "histórias estranhas" para quem é meio cético em relação ao mundo do além. 

Uma delas é que, ao longo de sua vida, Xavier escreveu mais de 400 livros, porém nunca assumiu a autoria de obra alguma, já que que afirmava que apenas reproduzia o que os espíritos lhe falavam.

Outro fato bastante curioso atribuído ao mineiro diz que:

"Em 1979, um homem acusado de assassinar o seu melhor amigo foi libertado porque o juiz aceitou uma declaração de testemunho do amigo morto, que comunicou por Chico Xavier. A vítima disse, via o médium, que seu amigo era inocente. Além disso, a identidade do verdadeiro assassino foi revelada."

Leia algo parecido


Com informações de: Britânica, Barsa Saber, Wikipédia e Canal History.

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.

1980. Durante a ditadura militar, o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva é preso por liderar uma famosa greve operária no ABC paulista.

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.