Hoje na História: 19 de Março

19/03/2023
Assinatura do Pacto de San José Costa Rica, primeira exibição do Oscar na TV, e outros fatos históricos.

Em 19 de março de 1945, Adolf Hitler assina o chamado Decreto Nero, que ordenava a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados. Imagem: Canva.
Em 19 de março de 1945, Adolf Hitler assina o chamado Decreto Nero, que ordenava a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 19 de Março:

em 19 de março de 1945

Adolf Hitler assina o chamado Decreto Nero, que ordenava a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados, para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) — tivessem acesso aos territórios nazistas. A ordem foi deliberadamente desobedecida por Albert Speer, arquiteto-chefe e ministro do Armamento do Terceiro Reich.

em 19 de março de 1969

Assinatura da Convenção Americana sobre Direitos Humanos — também chamada Pacto de San José de Costa Rica. Fato ocorreu após a Conferência Especializada Interamericana de Direitos Humanos, na cidade de San José de Costa Rica. Entrou em vigor em 18 de julho de 1978. É uma das bases do Sistema interamericano de projeção de direitos humanos. Os Estados partes nesta Convenção se "comprometeram a respeitar os direitos e liberdades reconhecidos nela e a garantir seu livre e pleno exercício a toda pessoa que estivesse sujeita à sua jurisdição, sem discriminação alguma".

em 19 de março de 1953

Na noite deste dia, o público pode assistir pela TV e pela primeira vez à cerimônia de entrega do Oscar, o maior prêmio do cinema. Transmissão foi feita ao vivo pelo canal norte-americano NBC, do RKO Pantages Theatre, em Hollywood, na Califórnia.

Continua, após o anúncio.  

em 19 de março de 1898

Morre, na cidade de Sítio (MG), João da Cruz e Sousa — Cruz e Sousa — poeta e um dos pioneiros do movimento simbolista no Brasil. Também chamado de Dante Negro e Cisne Negro, ele foi vítima de tuberculose. Com seu livro “Broquéis”, publicado em 1893, deu início ao simbolismo no país.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.