Hoje na História: 18 de Fevereiro

17/02/2023

Descoberta de Plutão, morte de Nelson Cavaquinho, criação da ALALC e outros fatos históricos.

Planeta Plutão. Imagem: Canva.
Planeta Plutão. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 18 de fevereiro:

em 18 de fevereiro de 1986

Morre o sambista Nelson Cavaquinho, no Rio de Janeiro. Além de instrumentista de samba, foi também cantor e compositor. Seu primeiro samba — "Entre a Cruz e a Espada" — foi para a Mangueira. Morreu exatamente uma semana depois de comemorar a vitória dessa Escola de Samba no carnaval do Rio de Janeiro.

em 18 de fevereiro de 1960

Criação da Associação Latino-americana de Livre Comércio (ALALC), composta por Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Nasceu mediante o Tratado de Montevidéu e sob a proteção jurídica do artigo XXIV do Acordo Geral sobre Tarifas Alfandegárias e Comércio. Posteriormente, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela se incorporaram. A meta final a ser atingida era a formação de uma zona de livre comércio, que seria possível mediante a progressiva integração das economias dos países membros, através da eliminação gradual das barreiras ao comércio intra regional até atingir sua supressão definitiva. 

em 18 de fevereiro de 1930

Descoberta de Plutão, pelo astrônomo norte-americano Clyde William Tombaugh — no Observatório Lowell, em Flagstaff, Arizona. Por ter tamanho reduzido, é chamado de planeta anão.

Continua, após o anúncio.  

em 18 de fevereiro de 1806

Construção do Arc de Triomphe de Paris (O Arco do Triunfo de Paris), em Paris. É um dos monumentos mais famosos do mundo. Está localizado na praça Charles de Gaulle, no extremo oeste da avenida Champs-Élysées.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.