Hoje na História: 25 de Março
Aprovação da primeira constituição do Brasil e outros fatos históricos.
Encerramento da Semana de Arte Moderna, morte de Darcy Ribeiro, condenação de Giordano Bruno e outros fatos históricos.
Morte de Darcy Ribeiro, antropólogo, político e escritor brasileiro. O grande intelectual atuou inicialmente na área da antropologia. Depois, passou a trabalhar com educação. Em 1962, com apenas 29 anos, tornou-se ministro dessa pasta, durante o governo João Goulart.
Darcy produziu muitos livros e virou imortal da Academia Brasileira de Letras. Ocupou a cadeira de nº 11 da ABL, em 1993. Foi também poeta. Entre suas obras mais destacadas: O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil, Os índios e a civilização, O processo civilizatório — etapas da evolução sócio-cultural, Utopia selvagem e Configurações histórico-culturais dos povos americanos.
Na educação, criou universidades, centros culturais e os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, nos dois governos de Leonel Brizola, no Rio de Janeiro (1983 - 1987 e 1991 - 1994).
Muitas de suas diversas obras foram traduzidas para vários idiomas. Darcy ainda produziu obras etnográficas e de defesa da causa indígena. Em seu último ano de vida, dedicou-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação à distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de primeiro grau.
Um gigante, sem dúvidas.
Encerramento da Semana de Arte Moderna, um dos maiores eventos históricos e artísticos do Brasil no século XX. O evento correu no Teatro Municipal - em São Paulo - e durou cinco dias, nos quais se abordou pintura, escultura, poesia, literatura e música.
Entre os nomes de destaque que participaram do evento: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tácito de Almeida e Di Cavalcanti. Por estar em Paris - Tarsila do Amaral - grande pilar do modernismo brasileiro, não participou do encontro.
Condenado por Heresia, Giordano Bruno é queimado na fogueira. O teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano italiano havia sido condenado pelo tribunal da Inquisição Romana. Seu julgamento durou oito anos. Ele foi acusado de negar várias doutrinas católicas, incluindo a danação eterna, a Santíssima Trindade, a divindade de Cristo, a virgindade de Maria e a transubstanciação.
Fusca se torna o carro mais vendido no mundo. Ao sair da linha de montagem, o 15.007.034º popular carro da Volkswagen quebra um recorde na produção mundial de carros detida por mais de quatro décadas pelo icônico Modelo T da Ford Motor Company, produzido de 1908 a 1927. No Brasil, fez muito sucesso. Tanto que o ex-presidente Itamar Franco (1992 e 1995 tentou reeditá-lo, mas o projeto não foi adiante.
Continua, após o anúncio.
Nascimento do escritor, redator e roteirista Marcos Rey. Como redator de programas de televisão, adaptou para TV os clássicos "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo e o "Sítio do Pica-pau Amarelo", de Monteiro Lobato.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Aprovação da primeira constituição do Brasil e outros fatos históricos.
Exibição de filmes pela primeira ve e outros fatos históricos.
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e outros fatos históricos.