Hoje na História: 15 de Março

15/03/2023
Traição de Joaquim Silvério dos Reis à Inconfidência Mineira e outros fatos históricos.

Em 14 de março de 44 a.C, o ditador romano Júlio César foi assassinado por vários senadores. Imagem: Canva.
Em 14 de março de 44 a.C, o ditador romano Júlio César foi assassinado por vários senadores. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 15 de Março:

em 15 de março de 44 a.C

Júlio César, ditador da República Romana, é esfaqueado até a morte por Marco Júnio Bruto, Caio Cássio Longino, Décimo Júnio Bruto Albino e vários outros senadores romanos. César é considerado por muitos acadêmicos como um dos maiores comandantes militares da História. 

em 15 de março de 1493

Retorno de Cristóvão Colombo à Espanha, depois de sua primeira viagem às Américas. Colombo é creditado como o primeiro explorador europeu a estabelecer e documentar rotas comerciais para as Américas.

em 15 de março de 1789

O delator Joaquim Silvério dos Reis entrega ao Visconde de Barbacena sua carta-denúncia contra a Inconfidência Mineira. Com isso, leva Joaquim José da Silva Xavier — o Tiradentes — à morte.

em 15 de março de 1900

Nascimento de Gilberto Freire, em Recife (PE). Sociólogo, historiador e antropólogo, Freire é autor de Casa Grande & Senzala (1933), uma das obras mais importantes do País.

Continua, após o anúncio.  

em 15 de março de 1998

Morre Tim Maia, em Niterói (RJ). Cantor e compositor, um dos grandes do Brasil. Seus fãs continuam a cantar: "Não sei por que você se foi / Quantas saudades eu senti / E de tristezas vou viver / E aquele adeus, não pude dar….

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.