Hoje na História: 14 de fevereiro

14/02/2023

Atentado contra Malcom X, descoberta da Penicilina, morte da ovelha Dolly e outros fatos históricos desse dia.

Malcolm Little ou Malcolm X, líder revolucionário que defendia a igualdade dos negros. Foto/reprodução.
Malcolm Little ou Malcolm X, líder revolucionário que defendia a igualdade dos negros. Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 13 de fevereiro:

em 14 de fevereiro de 1965

Em Nova York, foi realizado um atentado contra Al Hajj Malik Al-Habazz, mais conhecido como Malcolm Little ou Malcolm X, líder revolucionário que defendia a igualdade dos negros. Nascido em 19 de maio de 1925, em Omaha, em Nebrasca, nos EUA, Malcolm X sofreu durante a infância com as constantes mudanças de cidade, fugindo das agressões de grupos racistas, que culminaram no assassinato do seu pai em 1931. No dia 14 de fevereiro de 1965, sua casa foi atacada, Malcolm e sua família sobreviveram, mas ninguém foi incriminado pelo atentado.

em 14 de fevereiro de 1929

Alexander Fleming — bacteriologista — realizou uma descoberta acidental que levaria à descoberta da Penicilina, um dos maiores avanços da medicina moderna. Ao sair de férias, ele deixou algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório, em um hospital de Londres. Quando voltou, observou que uma de suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor e que em torno dele não havia mais bactérias. A partir disso, Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, que produzia uma substância de efeito bactericida: a Penicilina. 

em 14 de fevereiro de 2003

No dia 14 de fevereiro de 2003 morria na Escócia a ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Ela foi abatida para evitar uma morte dolorosa por infecção pulmonar sem cura. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia. Nascida no dia 5 de julho de 1996, Dolly foi criada por investigadores do instituto escocês Roslin, onde viveu toda a sua vida. 

em 14 de fevereiro de 1929

Em 14 de fevereiro de 1929, ocorreu o Massacre de São Valentim, na cidade de Chicago. Foi um dos fatos mais bárbaros do século XX. A chacina foi motivado pelo conflito entre os maiores contrabandistas de álcool dos Estados Unidos na época da Lei Seca: Al Capone (da Gangue do Lado Sul) e Bugs Moran (da Gangue do Lado Norte). Por ordem de Capone, seus aliados se disfarçaram e simularam uma entrega de mercadoria à quadrilha rival. No local, sacaram metralhadoras e fuzilaram sete homens. 

Continua, após o anúncio. 

em 14 de fevereiro de 2021

Morre Carlos Menem, ex-presidente da Argentina, aos 90 anos. Neoliberal, ocupou a presidência do país entre 1989 e 1999, período marcado por reformas econômicas recessivas e contra a maioria do povo.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, History, Wikipédia.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.