Hoje na História: 13 de Março

13/03/2023
Batalha do Genipapo, nascimento de Chico Science e outros fatos históricos.

Monumento em homenagem à Batalha do Genipapo, ocorrida em 13 de Março de 1823 — na atual cidade de Campo Maior, no Piauí. Luta foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território deste país. Imagem: Paulo Barros, fotógrafo piauiense.
Monumento em homenagem à Batalha do Genipapo, ocorrida em 13 de Março de 1823 — na atual cidade de Campo Maior, no Piauí. Luta foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território deste país. Imagem: Paulo Barros, fotógrafo piauiense.

Hoje na História - Alguns fatos de 13 de Março:

em 13 de março de 1697

Tayasal, capital do último reino maia independente, é tomada pelos conquistadores espanhóis, a etapa final na conquista espanhola da Guatemala. 

em 13 de março de 1781

Descoberta do planeta Urano, por William Herschel. 

em 13 de março de 1823

Ocorre a Batalha do Jenipapo, às margens do riacho de mesmo nome, localizado na atual cidade de Campo Maior, no Piauí. Movimento foi decisivo para a Independência do Brasil e consolidação do território deste país. 

em 13 de março de 1943

No Holocausto, as forças nazistas alemãs liquidam com o gueto judeu de Cracóvia.

Continua, após o anúncio.  

em 13 de março de 1992

Morre Irmã Dulce, considerada a Beata dos Pobres.

em 13 de março de 2019

Ocorre o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, região metropolitana de São Paulo. Dois ex-alunos invadiram o estabelecimento e mataram cinco estudantes e duas funcionárias da instituição.

em 13 de março de 1966

Nasce Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science, em Olinda (PE). Cantor e compositor, Science foi um dos principais idealizadores do movimento Manguebeat, em meados da década de 1990, e líder da banda Chico Science & Nação Zumbi. Morreu precocemente em acidente de carro, em 2 de fevereiro de 1997.

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.