Hoje na História: 13 de fevereiro

13/02/2023

Cinco fatos relevantes, entre os quais chegada de Galileu a Roma, nacionalização das empresas no Chile e prisão da dançarina Mata Hari.

Galileu Galileu foi astrônomo e matemático. Em 13 de fevereiro de 1633 chegava a Roma para enfrentar as acusações de heresia por defender a teoria de Copérnico, que afirmava que a Terra girava em torno do sol. Imagem: Canva.
Galileu Galileu foi astrônomo e matemático. Em 13 de fevereiro de 1633 chegava a Roma para enfrentar as acusações de heresia por defender a teoria de Copérnico, que afirmava que a Terra girava em torno do sol. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 13 de fevereiro:

em 13 de fevereiro de 1633

Galileu Galileu chegava a Roma — para enfrentar as acusações de heresia por defender a teoria de Copérnico, que afirmava que a Terra girava em torno do sol. Astrônomo e matemático, Galileu foi julgado oficialmente pela Inquisição Romana em abril do mesmo ano e concordou em se declarar culpado em troca de uma sentença mais leve. Morreu em 8 de janeiro de 1642.

em 13 de fevereiro de 1917

Dançarina Mata Hari é presa, acusada de espionagem. Holandesa e muito atraente, foi considerada culpada pela justiça francesa por agir como agente duplo para Alemanha e França. Condenada à morte, foi fuzilada por um pelotão na França em 15 de outubro de 1917. Sua atividade como agente duplo,no entanto, nunca foi 100% esclarecida.

em 13 de fevereiro de 1970

Banda de rock pesado Black Sabbath lança — na Inglaterra — seu primeiro álbum. Para muita gente, a data representa o marco inicial do heavy metal. Apesar de ter recebido críticas negativas, o álbum — que levava apenas o nome da banda— fez sucesso com o público e influenciou gerações de músicos. Black Sabbat foi formada em 1968 na cidade inglesa de Birmingham — por Ozzy Osbourne (vocais e seu maior espoente), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).

em 13 de fevereiro de 1971

Empresas chilenas são nacionalizadas, sob o governo de Salvador Allende. Nacionalização se deu com o uso de certos resquícios legais (o Decreto-lei Nº 520, de 1932).

Continua, após o anúncio. 

em 13 de fevereiro de 2019

Morte no Rio de Janeiro de Bibi Ferreira, lenda do teatro brasileiro. Além de atriz, Bibi Ferreira era cantora e diretora de teatro. Viveu 96 anos. A família acredita que ela tenha sofrido um mal súbito enquanto dormia. A artista era uma das maiores lendas dos palcos brasileiros.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, History, Wikipédia.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.