Hoje na História: 12 de fevereiro

12/02/2023

Cinco destaques, entre os quais início da Independência do Chile, nascimento de Charles Darwin e do cantor Martinho da Vila.

Charles Robert Darwin, naturalista, autor do livro “A Origem das Espécies” e um dos cientistas mais importantes da história — nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewbury, Inglaterra. Foto/reprodução.
Charles Robert Darwin, naturalista, autor do livro “A Origem das Espécies” e um dos cientistas mais importantes da história — nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewbury, Inglaterra. Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 12 de fevereiro:

em 12 de fevereiro de 1809

Nascimento de Charles Darwin, autor de "A origem das Espécies". Darwin foi naturalista e um dos cientistas mais importantes da história. Estudou medicina na Universidade Edimburgo — para atender o desejo do seu pai, mas não se interessou pela carreira. Também aconselhado pelo pai, estudou artes e religião na Universidade de Cambridge. Nesta época descobriu a botânica, a entomologia e a geologia.

em 12 de fevereiro de 1817

Independência do Chile passa a se construir a partir da Batalha de Chacabuco. Confronto se deu entre o Exército dos Andes (governo provisório do Chile) e o Exército da Espanha (monarquia espanhola). Batalha ocorreu na Fazenda de Chacabuco, nos arredores de Santiago do Chile, e venceram os patriotas chilenos. 

em 12 de fevereiro de 1938

Nasce o cantor Martinho da Vila, um dos artistas mais talentosos e prestigiados do País. É autor de um sem-número de canções famosas, entre as quais "O Pequeno Burguês", "Disritmia", "Ex-amor", "Casa de Bamba", "Devagar, devagarinho..."

em 12 de fevereiro de 2016

Encontro histórico entre o papa Francisco e o patriarca Cirilo. Francisco — chefe da Igreja Católica Romana, e o patriarca Cirilo, da Igreja Ortodoxa Russa, pediram a união dos dois principais ramos do cristianismo. Desde o Grande Cisma do Oriente de 1054, foi o primeiro encontro entre seus líderes.

Continua, após o anúncio. 

em 12 de fevereiro de 1809

Nascimento de Abraham Lincoln. Décimo sexto Presidente dos Estados Unidos, e o primeiro pelo Partido Republicano — Lincoln foi um forte oponente da expansão da escravidão em seu país. Por conta disso, ganhou a nomeação do Partido Republicano em 1860, e foi eleito presidente no final desse ano.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, History, Wikipédia.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História