Hoje na História: 11 de fevereiro

11/02/2023

Sete fatos históricos, com destaque para a libertação do líder negro sul-africano Nelson Mandela.

Nelson Mandela. O líder sul-africano passou quase três décadas preso. Libertado, governou seu país entre 1994 e 1999. Foto/reprodução.
Nelson Mandela. O líder sul-africano passou quase três décadas preso. Libertado, governou seu país entre 1994 e 1999. Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 11 de fevereiro:

em 11 de fevereiro de 1990

Nelson Mandela é libertado da prisão. O líder sul-africano passou quase trinta anos atrás das grades. Foi preso no dia 5 de agosto de 1962, sob a alegação de ter saído da África do Sul sem passaporte. Depois, sofreu novo julgamento mais rigoroso ainda — e foi condenado à prisão perpétua, em 1964. Todas as suas condenações se deram por lutar politicamente contra o Apartheid, sistema racista oficializado em 1948 em seu país. Libertado, governou a África do Sul entre 1994 e 1999, e foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 1993.

em 11 de fevereiro de 1979

Aiatolá Ruhollah Khomeini tomou o lugar do xá Reza Pahlevi e de sua monarquia autocrática. Com isso, estabeleceu a República Islâmica do Irã — no processo conhecido como Revolução Islâmica. Khomeini permaneceu no poder até morrer, em 1989. O líder religioso ficou conhecido por sua ojeriza política em relação ao Ocidente, Para ele, os  Estados Unidos são "Grande Satã".

em 11 de fevereiro de 1650

Morte de René Descartes, filósofo francês, em Estocolmo, na Suécia, aos 53 anos. Além de filósofo, foi também físico e matemático. Ganhou fama por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, criando a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome.

em 11 de fevereiro de 1904

Inicia a Guerra Russo-japonesa.  O confronto surgiu por causa das divergências imperialistas rivais entre a Rússia Imperial e o Japão, na Manchúria e Coreia. Os japoneses saíram vitoriosos.

Continua, após o anúncio. 

em 11 de fevereiro de 1847

Nasce Tomas Alva Edson, em Milan, Ohio. Ficou famoso por suas invenções, como o fonógrafo (primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons), a lâmpada incandescente (primeira forma de geração de luz a partir de energia elétrica). E em parceria com J.P. Morgan — fundou a General Electric  — famosa empresa transnacional de eletrodomésticos.

Em 11 de fevereiro de 1907

Nascimento de Caio Prado Júnior, historiador e um dos maiores intelectuais brasileiros. Entre suas grandes obras, estão: Formação do Brasil Contemporâneo, A evolução política do Brasil (1933), História econômica do Brasil (1945), Estruturalismo e marxismo (1971) e História e Desenvolvimento (1972).

Em 11 de fevereiro de 1963

Beatles lançam o primeiro álbum — Please Please Me. O trabalho inicial da banda mais popular de todos os tempos é composto por 14 canções — oito delas de  Lennon/McCartney. Foi gravado todo no mesmo dia, numa espécie de trabalho ao vivo. Custou 400 libras esterlinas. A gravação terminou com o cover de Twist and Shout. A música-título do disco alcançou o primeiro lugar das paradas de sucesso da Inglaterra.

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, History, Wikipédia.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.