Hoje na História: 10 de fevereiro

09/02/2023

Fatos ocorridos no Brasil e outros cantos do planeta.

 Foto/reprodução.
Foto/reprodução.

Hoje na História - Alguns fatos de 10 de fevereiro:

em 10 de fevereiro de 1980

O Partido dos Trabalhadores (PT) é fundado em São Paulo. Atualmente com mais de 1,6 milhões de filiados, o PT é a principal força política do País e único a ganhar cinco eleições presidenciais até hoje. Seu maior líder — Luiz Inácio Lula da Silva — está no terceiro mandato de Presidente da República. Segundo o site oficial da agremiação: "O PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral."

em 10 de fevereiro de 1912

Morre o Barão do Rio Branco. Foi professor, político, jornalista, diplomata, historiador e biógrafo. Era filho do Visconde do Rio Branco, responsável pela lei abolicionista do ventre livre, em 1871. O Barão acompanhou o pai nas missões diplomáticas da Guerra do Paraguai.

em 10 de fevereiro de 1994

Criação da Aviação Aérea Brasileira (AEB). É uma autarquia, de natureza civil, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A AEB atua na coordenação central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE) e tem a responsabilidade de elaborar a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) e de formular e implementar o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE)

Continua, após o anúncio. 

em 10 de fevereiro de 1996

O campeão mundial de xadrez — Gary Kasparov — perdeu o primeiro jogo de uma série de seis contra o Deep Blue, um computador da IBM capaz de avaliar 200 milhões de movimentos por segundo.  

em 10 de fevereiro de 1258

Fim da Era de Ouro Islâmica. De acordo com o site History: "Um dos conflitos mais sangrentos da história chegou ao fim no dia 10 de fevereiro de 1258, com o Cerco a Badgá. Foi uma batalha que teve como característica a brutalidade das forças do Ilcanato Mongol e tropas aliadas a Hulagu Khan. As tropas mongóis marcharam em direção a Bagdá - a atual capital do Iraque — e renderam os homens do Califado Abássida, que controlava a região. Eram 150 mil soldados mongóis contra 50 mil defensores de Bagdá."

Fontes: Barsa Saber, Enciclopédia Britânica, History, Wikipédia.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1932. O mafioso Al Capone começa, em Atlanta, a cumprir uma sentença de onze anos de prisão por sonegação de impostos.

1979. Margaret Thatcher vence as eleições gerais do Reino Unido e torna-se a primeira mulher a ser primeira-ministra britânica.

1997. Morte de Paulo Freire, um dos gigantes da cultura e educação mundial. Por mais que tentem, fascistas nunca irão apagar seu enorme valor e legado.