Valores consolidados do Fundeb de agosto
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Em fevereiro de 2021, o ministro do Supremo LUÍS ROBERTO BARROSO foi o relator do processo que julgou IMPROCEDENTE — POR UNANIMIDADE DE VOTOS — a ADIN 4848 — proposta por seis estados que queriam tornar o reajuste do piso do magistério inconstitucional. Assim, neste ano de 2022, todos os prefeitos e governadores são obrigados a reajustar os salários dos educadores em 33,23%. Quem não o fizer e optar por ficar fora da lei pode receber inclusive pesadas sanções.
Educação | Sobre o reajuste dos professores, o que continua a valer é a Lei Federal nº 11.738/2008 e Acórdão de fevereiro de 2021 do STF — que reconheceu — por unanimidade de votos — a constitucionalidade do Artigo 5º — Parágrafo Único — dessa referida legislação que instituiu o Piso Nacional do Magistério. O relator no caso foi o Ministro do Supremo Luís Roberto Barroso.
Diante de tais fatos, neste ano de 2022, todos os prefeitos e governadores são obrigados a reajustar os salários dos educadores em 33,23%. Quem não o fizer e optar por seguir inverdades da CNM e ficar fora da lei pode receber inclusive pesadas sanções. Entenda melhor, após o anúncio.
Leia também:
Por que o reajuste de 33,23% deve ser cumprido por prefeitos e governadores?
Por que o STF teve de julgar a constitucionalidade do critério de reajuste contido no Artigo 5º da Lei Federal 11.738/2008?
Qual foi a decisão do STF? (Ver após anúncio).
"É constitucional a norma federal que prevê a forma de atualização do piso nacional do magistério da educação básica".
E por que então a CNM diz que esse critério de reajuste perdeu a eficácia a partir do novo Fundeb?
Quem não cumprir pode sofrer algum tipo de penalidade? (Ver após anúncio e enquete).
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Proposta foi coordenada e apresentada por Eduardo Ferreira, especialista em planos de carreira para a educação e assessor jurídico da CNTE
Proposta entregue ao governo do estado foi aprovada em seminário da categoria organizado pelo Sinte-Pi