Além dos embates com um Congresso hostil, outro importante desafio será o de enfrentar o ecossistema da desinformação, a "azeitada" máquina de propagação de fake news, mentiras e manipulações.
Medida Provisória é a saída mais imediata para garantir ganho real para o magistério em 2026
MPs são usadas em casos de relevância e urgência para o país, e produzem efeitos imediatos, ou seja, já valem ao mesmo tempo em que tramitam no Congresso; não há o que esperar, pois o reajuste do magistério é em 1º de janeiro
CATEGORIAS: PISO DO MAGISTÉRIO, ECONOMIA
Redação Dever de Classe, às 09:19
Caiu como uma bomba na cabeça do magistério nacional a notícia de que o reajuste da categoria — segundo critério da Lei 11.738/2008 — seria de míseros 0,37%, abaixo e muito da inflação de 2025, estimada em 4%.
Revolta geral
Nas redes sociais, sobretudo grupos de WhatsApp, docentes criticam duramente o presidente Lula, ministro Camilo Santana e políticos da base do Governo Federal. O Dever de Classe recebeu algumas dezenas de e-mails nesse sentido. "Se Lula diz que a economia está bombando, por que um reajuste miserável desses?", questionam os educadores.
Vote na enquete!
Medida Provisória urgente
Em virtude da gravidade do caso, a saída imediata é o presidente Lula editar com urgência uma Medida Provisória que garanta reposição da inflação + ganho real para os educadores. "Ela é um instrumento com força de lei, adotado pelo presidente da República, em casos de relevância e urgência para o país. Produz efeitos imediatos, ou seja, já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso", explica a Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados. Vale lembrar que o reajuste do magistério é em primeiro de janeiro, por isso só uma MP pode resolver logo essa questão.
Continua, após anúncio
CNTE já solicitou audiência com o ministro
Para tentar resolver rapidamente o problema, a CNTE divulgou ontem (31) uma nota onde diz que já solicitou audiência com o ministro Camilo Santana. Entidade afirma também que não está descartada a Medida Provisória que aqui defendemos. Veja:
A "CNTE INFORMA QUE JÁ SOLICITOU AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO para discutir alternativas ao critério de atualização do Piso do Magistério."
"Ainda sobre o piso do magistério, não está descartada a possibilidade de edição de Medida Provisória para recompor a inflação com ganho real" [para os educadores].
Receba atualizações:

Siga e Receba atualizações:
PUBLICIDADE
Você também pode gostar...
Sobre Educação, Cultura & muito mais...
Valor mínimo de R$ 5.130,63 para a jornada de até 40 horas semanais deve ser formalizado por meio de portaria do Ministério da Educação
Em panfleto recente, movimento diz que "poderes no Piauí têm sido coniventes com a violência de gênero, proporcionando frustração e indignação face à precariedade dos serviços de apoio às mulheres"
"A mídia social tornou-se um componente crucial da campanha digital, e alguns atores políticos têm usado o alcance e a onipresença dessas plataformas para espalhar desinformação, suprimir a participação política e minar os partidos de oposição"
Camilo Santana informou que até o dia 15 deste mês o presidente Lula vai editar uma medida provisória para evitar que a categoria fique com apenas 0,37% de atualização salarial
Ainda haverá reunião da CNTE com o MEC, para discussão de cálculo que garanta reposição da inflação + ganho real, e há até o dia 31 deste mês para a coisa ser decidida
Noventa anos de Elvis Presley, o Rei do Rock
Elvis ajudou a redefinir a cultura jovem, a linguagem do entretenimento e o papel da música popular no século XX
Cálculo contempla reposição da inflação + 50% da média do Fundeb dos últimos cinco anos; medida será discutida com o Ministro da Educação Camilo Santana
Docentes prometem não iniciar o ano letivo, caso o MEC não altere índice de 0,37% para possibilitar atualização de salário com ganho real, acima da inflação
Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem.










