Medida Provisória é a saída mais imediata para garantir ganho real para o magistério em 2026

31/12/2025
MPs são usadas em casos de relevância e urgência para o país, e produzem efeitos imediatos, ou seja, já valem ao mesmo tempo em que tramitam no Congresso; não há o que esperar, pois o reajuste do magistério é em 1º de janeiro 

CATEGORIAS: PISO DO MAGISTÉRIO, ECONOMIA

PROCURAR

Apoie o site! Temos custos.

Pix: apoie@deverdeclasse.org

+ OPÇÕES


Redação Dever de Classe, às 09:19

Caiu como uma bomba na cabeça do magistério nacional a notícia de que o reajuste da categoria — segundo critério da Lei 11.738/2008 — seria de míseros 0,37%, abaixo e muito da inflação de 2025, estimada em 4%. 

Revolta geral

Nas redes sociais, sobretudo grupos de WhatsApp, docentes criticam duramente o presidente Lula, ministro Camilo Santana e políticos da base do Governo Federal. O Dever de Classe recebeu algumas dezenas de e-mails nesse sentido. "Se Lula diz que a economia está bombando, por que um reajuste miserável desses?", questionam os educadores.

Medida Provisória urgente

Em virtude da gravidade do caso, a saída imediata é o presidente Lula editar com urgência uma Medida Provisória que garanta reposição da inflação + ganho real para os educadores. "Ela é um instrumento com força de lei, adotado pelo presidente da República, em casos de relevância e urgência para o país. Produz efeitos imediatos, ou seja, já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso", explica a Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados. Vale lembrar que o reajuste do magistério é em primeiro de janeiro, por isso só uma MP pode resolver logo essa questão.

Continua, após anúncio

CNTE já solicitou audiência com o ministro

Para tentar resolver rapidamente o problema, a CNTE divulgou ontem (31) uma nota onde diz que já solicitou audiência com o ministro Camilo Santana. Entidade afirma também que não está descartada a Medida Provisória que aqui defendemos. Veja:

A "CNTE INFORMA QUE JÁ SOLICITOU AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO para discutir alternativas ao critério de atualização do Piso do Magistério."

"Ainda sobre o piso do magistério, não está descartada a possibilidade de edição de Medida Provisória para recompor a inflação com ganho real" [para os educadores].


Receba atualizações:

>> WhatsApp   >> Instagram   >> X    >> Threads


Siga e Receba atualizações:

>> WhatsApp   >> Instagram   >> X    >> Threads

Apoie o site! Temos custos.

Pix: apoie@deverdeclasse.org

+ OPÇÕES

PUBLICIDADE


Você também pode gostar...

As novas tecnologias trouxeram inúmeros benefícios, mas é fato que também se tornou um espaço para que pessoas, protegidas pelo anonimato, utilizem para expressar ódios, discriminações e incitação à violência

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem.