Tese firmada no Superior Tribunal de Justiça diz que legislações locais é que determinam incidência do piso sobre todas as vantagens e carreiras do magistério, o que se traduz em correção anual para todos
Docente diz que tarifaço não derrubará reajuste do magistério
Para educador, "índice de reajuste em 2026 será maior que o deste ano e ficará na casa dos 10%"
Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.br Mais opções
Siga!
Em e-mail enviado ao nosso site, o professor paulista Flávio S Nogueira diz que estão fazendo "terrorismo político" com o anúncio do tarifaço de Donald Trump contra o Brasil. "A coisa é séria, mas não é do jeito que estão dizendo inclusive no Dever de Classe. O reajuste de 2026 será maior que o deste ano e ficará na casa dos10%", afirma. Ver íntegra mais abaixo.
Leia também:
- R$ 6.085,00: principais mudanças no Piso do Magistério
- STJ: os planos de carreira devem garantir reajuste linear no piso dos professores
- Sobre mudança na data-base e previsão de reajuste do magistério para 2026
Continua
Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.brMais opções
Diz o professor:
"Em 2026, o reajuste do magistério não cairá drasticamente como andam dizendo por aí em "análises de redes sociais". Pelos números muito positivos do Fundeb deste primeiro semestre, a previsão é que a correção do próximo ano fique na casa dos 10%.
Para que o piso despenque e zere ou fique perto de zero como ocorreu em 2021, é preciso uma catástrofe como a Covid-19: o mundo todo parou, a economia do Brasil parou, a indústria parou de produzir, o comércio fechou suas portas. Os impostos da cesta do Fundeb sumiram. Não é nem de longe o caso de agora.
Mesmo que o tarifaço anunciado seja aplicado na íntegra, a economia brasileira não ficará no chão. O comércio dos EUA com o Brasil não chega a nem 3% do nosso PIB nacional. E as nossas exportações para lá não atingem 10% das nossas transações comerciais. Como isso fará com que o piso dos professores despenque como alguns dizem?
Além do mais, o governo federal e as próprias empresas envolvidas não estão parados. Soluções têm sido buscadas. Se não der certo, na pior das hipóteses se busca outros parceiros comerciais até que se chegue a um entendimento com os EUA.
O problema existe. Mas não haverá terra arrasada. O reajuste do magistério está garantido."
Compartilhe
Siga nossos canais e receba atualizações
Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.brMais opções
Mais recentes sobre Piso do Magistério
São duas questões muito relevantes e que foram levantadas recentemente pelo MEC e CNTE
As entidades da educação defendem que piso e carreira andem juntos, para que o pessoal do magistério seja valorizado
Decisão repercutirá em todo o Brasil; caso tem origem nos professores do Estado de São Paulo
Sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin, ministros decidirão como de fato a correção anual de janeiro deve ser feita, o que pode implicar em ganho efetivo para todos ou nivelamento geral por baixo para todo mundo