Reajuste/2023 do magistério deve sair antes do dia 31

21/12/2022

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) pressiona para que índice seja definido até o fim do ano, como é de praxe desde que a lei do piso foi criada em 2008.


Educação | A definição do reajuste do magistério para 2023 deve sair antes do dia 31 deste mês de dezembro. Ações neste sentido estão sendo feitas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Entidade fez parte da Equipe de Transição do futuro governo Lula (PT) e entregou importante documento à mesma exigindo tal direito dos educadores públicos dos estados, DF e municípios.

UrgenteGovernadora anuncia rateio de R$ 239 milhões para educadores 

Importante

O que definirá o percentual de reajuste do piso do professor(a) para 2023 é a Portaria do MEC e Ministério da Economia, que deve ser publicada até o dia 31 de dezembro. É esse documento que tornará público o crescimento do Custo Aluno de 2022 em relação ao ano passado. 

Se, por exemplo, a elevação de 2022 em relação a 2021 for de 15%, esse índice deverá ser aplicado no salário-base de cada educador, independentemente de quanto já seja sua remuneração. Como o reajuste tem de viger logo em primeiro de janeiro, é necessário que a portaria seja publicada ainda este ano.

Continua, após o anúncio

Categoria deve ficar atenta e cobrar o reajuste a ser anunciado em breve. Imagem: Canva.
Categoria deve ficar atenta e cobrar o reajuste a ser anunciado em breve. Imagem: Canva.

Expectativa

Segundo nota da CNTE e portaria já publicada pelo MEC/Ministério da Economia, estimativa é que piso do magistério deve sofrer reajuste de 14,242% em 2023. A CNTE diz também, no entanto, que esse índice pode ser maior:

  • "... o reajuste definitivo só será conhecido após a divulgação da última estimativa do VAAF 2022, prevista para dezembro próximo. E é provável que o percentual oficial supere a atual projeção [14,242%], tendo em vista a tendência de alta do VAAF durante todo este ano".

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizdas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação