"Reajuste do piso deve ocorrer ou será o maior retrocesso dos últimos dez anos para o magistério", diz economista

29/12/2020 15:56

Educadores devem lutar pela correção. A partir de 2021, estados e municípios terão mais recursos do Fundeb, o que possibilita ainda mais a atualização salarial no início de janeiro.

Publicidade

Profissionais do magistério não devem abrir mão dos seus direitos. Imagem: aplicativo Canva.
Profissionais do magistério não devem abrir mão dos seus direitos. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | Através de um gráfico simples e didático, o economista Flávio T Sousa, consultado pelo Dever de Classe, explica mais abaixo por que o piso nacional do magistério tem de ser reajustado em janeiro de 2021, tal como vinha ocorrendo desde 2010. Isto é necessário, pondera, para que os professores não tenham o maior retrocesso dos últimos dez anos. Ele afirma que a portaria do MEC e do Ministério da Economia que anula reajuste já previsto para o próximo ano é totalmente absurda. Ver, após o anúncio.

Leia também:

Flávio, por que é importante o reajuste do magistério em 2021?

O gráfico abaixo mostra de forma clara e simples por que os profissionais do magistério devem exigir reajuste de pelo menos R$ 5,89% em 2021. Caso isto não ocorra, será um retrocesso de mais de dez anos, pois o piso vem sendo corrigido acima da inflação todo início de janeiro desde 2010. É uma Lei Federal, não pode ser jogada fora assim, ainda mais agora que os recursos do Fundeb crescerão a partir de 2021 e prefeitos e governadores terão mais dinheiro para honrar a atualização do piso. A previsão é de R$ 16 bilhões a mais. A portaria do MEC e Ministério da Economia que anula reajuste já previsto para o próximo ano é totalmente absurda. Após o anúncio, veja o gráfico elaborado pelo economista.

Diz o economista: 

Observe o gráfico e veja como desde 2010 o piso do magistério é reajustado acima da inflação oficial do governo, com ganho real para os professores. Por isso é que em 2021 tem de ter algum reajuste, pelo menos os 5,89% já previstos anteriormente.

Em sua opinião, o que deve ser feito para que haja reajuste em 2021?

Vários parlamentares do PT, PSOL e outros partidos entraram com projetos para sustar os efeitos da portaria que anula o reajuste do piso em 2021. Sindicatos da educação também estão na luta. Acho que é por aí.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Facebook para receber atualizações sobre este tema.

Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este tema!

Mais recentes...