"Reajuste do piso deve ocorrer ou será o maior retrocesso dos últimos dez anos para o magistério", diz economista

29/12/2020

Educadores devem lutar pela correção. A partir de 2021, estados e municípios terão mais recursos do Fundeb, o que possibilita ainda mais a atualização salarial no início de janeiro.

Publicidade

Profissionais do magistério não devem abrir mão dos seus direitos. Imagem: aplicativo Canva.
Profissionais do magistério não devem abrir mão dos seus direitos. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | Através de um gráfico simples e didático, o economista Flávio T Sousa, consultado pelo Dever de Classe, explica mais abaixo por que o piso nacional do magistério tem de ser reajustado em janeiro de 2021, tal como vinha ocorrendo desde 2010. Isto é necessário, pondera, para que os professores não tenham o maior retrocesso dos últimos dez anos. Ele afirma que a portaria do MEC e do Ministério da Economia que anula reajuste já previsto para o próximo ano é totalmente absurda. Ver, após o anúncio.

Leia também:

Flávio, por que é importante o reajuste do magistério em 2021?

O gráfico abaixo mostra de forma clara e simples por que os profissionais do magistério devem exigir reajuste de pelo menos R$ 5,89% em 2021. Caso isto não ocorra, será um retrocesso de mais de dez anos, pois o piso vem sendo corrigido acima da inflação todo início de janeiro desde 2010. É uma Lei Federal, não pode ser jogada fora assim, ainda mais agora que os recursos do Fundeb crescerão a partir de 2021 e prefeitos e governadores terão mais dinheiro para honrar a atualização do piso. A previsão é de R$ 16 bilhões a mais. A portaria do MEC e Ministério da Economia que anula reajuste já previsto para o próximo ano é totalmente absurda. Após o anúncio, veja o gráfico elaborado pelo economista.

Diz o economista: 

Observe o gráfico e veja como desde 2010 o piso do magistério é reajustado acima da inflação oficial do governo, com ganho real para os professores. Por isso é que em 2021 tem de ter algum reajuste, pelo menos os 5,89% já previstos anteriormente.

Em sua opinião, o que deve ser feito para que haja reajuste em 2021?

Vários parlamentares do PT, PSOL e outros partidos entraram com projetos para sustar os efeitos da portaria que anula o reajuste do piso em 2021. Sindicatos da educação também estão na luta. Acho que é por aí.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Facebook para receber atualizações sobre este tema.

Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este tema!

Mais recentes...

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.