Professores manifestam insatisfação com reajuste de 2026

02/01/2026
Maioria em enquete diz que houve manipulação dos dados para prejudicar o magistério; muitos creem também que situação possa ser revertida 

CATEGORIAS: PISO DO MAGISTÉRIO, ECONOMIA

PROCURAR

Apoie o site! Temos custos.

Pix: apoie@deverdeclasse.org

+ OPÇÕES


Redação Dever de Classe, às 16:28

Pegou muito mal para o governo Lula a publicação da Portaria Interministerial Mec/Fazenda nº 13, que estima reajuste do magistério em apenas 0,37% neste ano de 2026. Embora não seja o Presidente da República ou o Ministro da Educação que determinem quanto será o índice e valor, professores esperavam muito mais, visto que o próprio Governo Federal divulga a todo momento que a economia nacional vai muito bem. E o piso dos professores cresce à medida que a economia cresce também. "Se está boa, por que um reajuste tão miserável desses, como se chegou a isso?", questionam os educadores nas redes sociais.

"Manipulação dos dados econômicos"

Na enquete abaixo, maioria dos educadores crê que houve manipulação dos dados econômicos para prejudicá-los. Uma minoria, no entanto, acha que está certo, por conta do critério de reajuste da lei 11.738/2008. Outros, por sua vez, esperam que Lula tome algum tipo de medida que possa reverter esse quadro ruim.  Vote e dê também sua opinião.

Enquete após anúncio



Receba atualizações:


Siga e Receba atualizações:

>> WhatsApp   >> Instagram   >> X    >> Threads

Apoie o site! Temos custos.

Pix: apoie@deverdeclasse.org

+ OPÇÕES

PUBLICIDADE


Você também pode gostar...

As novas tecnologias trouxeram inúmeros benefícios, mas é fato que também se tornou um espaço para que pessoas, protegidas pelo anonimato, utilizem para expressar ódios, discriminações e incitação à violência

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem.