Docente diz que "projeto não é ruim e que cabe a cada profissional decidir se quer trabalhar na sala de aula e em outras funções quaisquer em estados, DF e municípios"
Mobilizar para impedir manobras de última hora e garantir o reajuste do magistério em 2022
Só duas medidas podem ser tomadas para barrar o reajuste de 31,3% no piso do magistério em janeiro de 2022. Pressão da categoria pode evitar que se efetivem.


Educação | Pelo que rezam a Lei Federal nº 11.738/2008 e a Portaria Interministerial MEC/ME nº 8, de 24 de setembro de 2021, o Piso Nacional do Magistério deve ser reajustado em 31,3% a partir de primeiro de janeiro de 2022. Duas manobras de última hora, no entanto, podem alterar de forma negativa esse cenário. Por isso, educadores têm de ficar em estado de alerta.
Mudança na Portaria Interministerial
A primeira medida que pode ser tomada no sentido de barrar o reajuste de 31,3% é mudar a Portaria Interministerial MEC/ME nº 8, que elevou o custo aluno de 2021 para R$ 4.397,91. Uma nova portaria pode ser editada com um valor mais baixo, o que rebaixaria também o índice de 31,3% até agora garantido.
Embora o governo Bolsonaro tenha feito isso em 2020, o que inclusive zerou o reajuste deste ano, não acreditamos que fará novamente, pois traria um desgaste grande, uma vez que o percentual abortado no ano passado — 5,7% — é bem menor do que o de agora, 31,3%. Todo cuidado, porém, é pouco. Continua, após o anúncio.
Relacionadas:
- Fundeb: repasses do BB crescem para todos os estados e viabilizam reajuste de 31,3% do magistério
- Câmara é pressionada a aprovar com urgência PL que rebaixa reajuste de 31,3% dos professores
- Órgão ligado a prefeitos faz terrorismo fajuto contra reajuste de 31,3% para o magistério
- Verba cresceu; é possível pagar reajuste de 31,3% aos professores em 2022, diz especialista
- Conforme previsto, piso do magistério cresce e reajuste será de 31,3% em janeiro de 2022
PL nº 3.776/08
A outra medida que pode ser tomada contra o magistério pode vir da Câmara dos Deputados. Há um PL nessa casa legislativa — nº 3.776/08 — que muda para baixo o cálculo de reajuste do piso do magistério. Movimento é liderado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), órgão ligado a prefeitos.
Se aprovado ainda neste ano, cálculo de reajuste do piso abandona o índice de crescimento do custo e adota o INPC dos últimos 12 meses como fator de correção. Com isso, os 31,3% anunciados cairiam para cerca de 10%, que é a previsão oficial de inflação deste ano. Aqui, o cuidado deve ser redobrado.
Mobilização
O remédio contra essas duas manobras que podem vir contra o magistério é a mobilização da categoria em todo o Brasil. É a luta dos educadores que vai garantir os 31,3% de reajuste.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Tramitação do PL 2.531/2021 avança na Câmara e é imprescindível para fortalecer a educação básica pública como um todo, inclusive na questão dos professores
Ao permitir acúmulo do cargo de professor com outro de qualquer natureza no setor público, medida pode precarizar ainda mais a atividade docente, segundo a CNTE


