Prefeito dá 16,1% de reajuste e categoria decide parar

12/02/2023

Correto! Leia a matéria e entenda os porquês da paralisação  e do ato já marcados para a porta da prefeitura. 

Educação | Segundo matéria no portal da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), os professores da cidade de Barbalha-CE vão parar suas atividades na segunda-feira, amanhã, dia 13. Além disso, farão ato na porta da prefeitura às 8 horas — também no próximo dia 13. Motivo: o prefeito Guilherme Saraiva anunciou um bom reajuste de 16,1% para a categoria, acima dos 14,95% ratificados pelo MEC. Detalhe: apenas 33 docentes seriam contemplados, e mais de 600 ficariam no prejuízo.

Entenda melhor a questão, após o anúncio.

Leia do piso dos professores deve ser cumprida para todos, e não apenas para uma parcela da categoria. Imagem: Canva.
Leia do piso dos professores deve ser cumprida para todos, e não apenas para uma parcela da categoria. Imagem: Canva.

Leia íntegra da matéria da Fetamce e entenda melhor a questão e o gravíssimo erro do prefeito

Professores de Barbalha vão parar após reajuste para apenas 33 profissionais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (SINDMUB) realizou assembleia geral no último dia 8 para discutir com a categoria o reajuste do magistério anunciado pelo prefeito Guilherme Saraiva no dia 27de janeiro.

Prefeito de Barbalha (CE) — Guilherme Saraiva, médico, especializado em medicina nuclear. Foto/reprodução.
Prefeito de Barbalha (CE) — Guilherme Saraiva, médico, especializado em medicina nuclear. Foto/reprodução.

O gestor propôs um aumento de 16,1%, mas, pelas informações disponíveis, o percentual só beneficiará 33 educadores, com formação em nível médio, deixando os demais profissionais, mais de 600 sem aumento em 2023.

O sindicato informa que procurou a administração através de redes sociais e ofícios para saber se o reajuste era linear para todos os professores de ensino médio, modalidade normal, e de nível superior sem que obtivesse nenhum retorno por parte da administração.

Diante disso, os trabalhadores da educação deliberaram pela paralisação das atividades na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, com manifestação programada para as 8h da manhã na Prefeitura Municipal de Barbalha.

"Entende o SINDMUB que o reajuste de 16,1% para o nível médio sem extensão na carreira torna-se um ato inconstitucional, pois mais de 360 professores graduados ficarão com salários inferiores ao mínimo permitido por lei federal, para o professor de ensino médio, modalidade normal", disse a entidade em nota.

O SINDMUB cobra que a prefeitura aplique, pelo menos, o reajuste linear de 14,95%, conforme foi anunciado pelo Ministro de Educação, Camilo Santana.

"Apesar de argumentar ter anunciado o maior percentual já dado até agora no estado do Ceará, este aumento de 16,1% só beneficiará 33 professores do ensino médio ficando pois, mais de 600 professores com salários defasados, achatados e desvalorizados", completa o sindicato.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX 

E-mail: 3435969@vakinha.com.br 

Mais recentes sobre educação