A Filosofia vai à praça
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.
Da Redação / Viva fosse de forma carnal, Clarice Lispector completaria 105 anos neste 10 de dezembro de 2025. Mas faleceu um dia antes de completar 57 primaveras, em 9 de dezembro de 1977, aos 57 anos. Sua obra, contudo, continua bem viva e lida e estudada e amada em todo o mundo. É uma das maiores escritoras do Brasil, com obras memoráveis, como "Perto do Coração Selvagem", "A Cidade Sitiada", "Laços de Família" e "A Hora da Estrela", entre outras.
Confira mais abaixo dez frases impactantes de Clarice e faça o quiz em seguida para conferir o que você sabe sobre essa gigante da literatura nacional.
Leia também:
"Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar."
"Quando eu digo te amo, estou me amando em você."
"Não tenho nenhuma saudade de mim — o que já fui não mais me interessa!"
Leia também:
"Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir."
"Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome."
"Não era mais uma menina com um livro, era uma mulher com o seu amante."
"Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?"
"A loucura é vizinha da mais cruel sensatez."
"Gostar de estar vivo dói."
Responda às 10 perguntas. No final, clique em “Ver resultado”.
Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
"A interpretação padrão dos êxitos de Owens é que ele provou que a ideia universal da superioridade racial branca era algo sem fundamentação cientifica ou factual"
Obra "reúne uma série de depoimentos, em geral de caráter pessoal, elaborados por professores e pesquisadores que se dedicaram ao estudo do poeta florentino"
Texto sobre suposto plágio do "Bruxo do Cosme Velho" foi produzido por Élide Valarini Oliver, professora de Literatura Brasileira e Comparada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos
Com contribuição de pesquisadores da USP, coletânea discute os temas dentro da conjuntura política e social do País.
Cena de humanos interagindo com um porco é um marco na história, é o que indica análise publicada na revista 'Nature'
O inventivo e talentoso humorista Chico Anysio, criador do querido Professor Raimundo, faleceu em 23 de Março de 2012. Sempre estará presente. É o tipo de mestre que a gente sempre vai lembrar.
O e-book, gratuito, é resultado de pesquisa de pós-doutorado realizada por Mirandulina Azevedo, professora da UFMS.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR) realizará a mostra sobre a vida de Enedina Alves Marques.