Docentes idosos e enfermos tratados como "rafedo" no RS

22/01/2024

Chocante denúncia é de uma aposentada. Em documento ao Dever de Classe ela pede socorro e critica duramente o governador Eduardo Leite.


Educação | A professora aposentada Tania Schwab, de Ijuí (RS) — enviou um chocante desabafo ao Dever de Classe e diz que seus colegas de categoria, por serem idosos, estão sendo tratados como o "rafedo" do funcionalismo público pelo governador Eduardo Leite (PSDB). O ex-governador José Ivo Sartori (MDB) é também duramente criticado.

No Dicionário Online (DI), "rafedo" é apresentado como "conjunto de vagabundos ou prostitutas, derivado de rafoagem". 

A educadora pondera que seu "relato é um pedido de socorro para todos os órgãos das esferas públicas, da unidade da Federação do país." 

Ver mais detalhes, após o anúncio.

Eduardo Leite, governador do RS.  Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.
Eduardo Leite, governador do RS. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.

Leia também:

Trechos do desabafo da professora

"Estamos denunciando o Estado [RS], fomos lesados financeiramente, pelos dois últimos governos representados pelo José Ivo Sartori e Eduardo Leite. No decorrer de seis anos parcelaram e atrasaram os nossos salários, muitos por estarem doentes se endividaram fazendo empréstimos consignados no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)";

"A maioria dos professores aposentados tem mais de 60 anos de idade! O Estado do RS, representado pelo Governador Eduardo Leite, incluiu inconstitucionalmente os aposentados aos descontos previdenciários aos que recebem abaixo do teto previsto na Lei Federal. O salário líquido dos seus vencimentos, ficaram reduzidos drasticamente."

(...)

"Não temos mais vencimento básico, para o governo, somos considerados o "rafedo" do funcionalismo público, temos apenas um mero auxílio de um subsídio, por sermos idosos!"

"Querem exterminar os trabalhadores em educação, com ataques contínuos aos nossos contracheques."

"Esse relato é um pedido de socorro para todos os órgãos das esferas públicas, da unidade da Federação do país, autoridades competentes das esferas do executivo, legislativo e do judiciário e de quem se interessar, e puder nos auxiliar na luta principalmente pelos aposentados, idosos e enfermos."

Após o anúncio, acesse o relato na íntegra.



Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Gratos.

Chave para Pix

pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt


Colabore no Vaquinha

Chave PIX:

3435969@vakinha.com.br 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação