Além dos embates com um Congresso hostil, outro importante desafio será o de enfrentar o ecossistema da desinformação, a "azeitada" máquina de propagação de fake news, mentiras e manipulações.
Para garantir reajuste do piso, recursos do Fundeb devem ser depositados direto na conta-salário dos professores
Educação / Lei do piso é nacional. Educadores devem pressionar para que medida seja discutida em todo o País.
COMPARTILHE!
Anúncio

Janeiro passou, fevereiro já está no meio e poucos prefeitos pagaram o reajuste de 12,84% do piso do magistério. Situação entre os governadores é ainda pior, pois nenhum até agora se dispôs a cumprir a lei. Exceção seria Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão. Mas ele, segundo denunciam os educadores, pagou o percentual apenas para uma parcela ínfima da categoria.
Mas é possível fazer com que o piso dos professores seja cumprido de forma automática, como manda a lei 11.738/2008. Confira, após o anúncio.
Direto na conta
Depositar os recursos do Fundeb direto na conta-salário dos educadores. Esta é uma saída prática e possível para evitar que prefeitos e governadores continuem todos os anos a desviar para outras áreas os reajustes do magistério.
Isto pode ser feito através do MEC ou Banco do Brasil, instituição
financeira responsável por repassar mensalmente bilhões de reais desse fundo
para os cofres públicos de estados e municípios. Continua, após o anúncio.
Prefeitos e governadores têm que administrar apenas a parte dos recursos referente à manutenção das escolas e outras verbas constitucionais da pasta. Ou seja, ainda ficarão com muito dinheiro para "cumprir" suas promessas de campanha.
Não é federalização
Proposta não trata de federalizar a Educação Básica, projeto do senador Cristovam Buarque, ideia mais ampla que também achamos correta. Nesse primeiro momento, apenas a parte do dinheiro do Fundeb que cabe aos educadores é que seria tirada das mãos (ou seriam garras?) de prefeitos e governadores.
Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e precisamos de apoio para mantermos nossas publicações. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
COMPARTILHE!
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Mais recentes...
Sobre Educação, Cultura & muito mais...
Valor mínimo de R$ 5.130,63 para a jornada de até 40 horas semanais deve ser formalizado por meio de portaria do Ministério da Educação
Em panfleto recente, movimento diz que "poderes no Piauí têm sido coniventes com a violência de gênero, proporcionando frustração e indignação face à precariedade dos serviços de apoio às mulheres"
"A mídia social tornou-se um componente crucial da campanha digital, e alguns atores políticos têm usado o alcance e a onipresença dessas plataformas para espalhar desinformação, suprimir a participação política e minar os partidos de oposição"
Camilo Santana informou que até o dia 15 deste mês o presidente Lula vai editar uma medida provisória para evitar que a categoria fique com apenas 0,37% de atualização salarial





