Estimativas não são certezas e economia não desabou com tarifaço a ponto de ser capaz de quase zerar correção do piso na previsão para o próximo ano
Período de adesão ao ciclo 2024-2025 da Escola em Tempo Integral está aberto
Lei considera todas as despesas realizadas; projeto só conta as despesas liquidadas
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
stá aberto o prazo de adesão ao ciclo 2024-2025 do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). Até o dia 31 de outubro, gestores das redes estadual, municipal e distrital de ensino interessados em aderir à iniciativa deverão acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e se inscrever para garantir o investimento destinado para a abertura de novas vagas na jornada integral.
"O Brasil tem que caminhar para consolidar uma jornada maior no ambiente escolar de toda população estudantil. Estes são passos importantes fomentados pelo governo nacional que depende do compromisso de cada gestor local em efetivar essa política de direito às crianças", salienta a secretária Geral da CNTE, Fatima Silva.
"É o Brasil corrigindo seus rumos e efetivando política pública de direito à Educação", avalia.
Leia também:
- Escolas cívico-militares perdem força e são suspensas pela Justiça
- Lula deve federalizar educação básica pública
- A importância do PL que aprimora o reajuste dos professores
- PL sobre reajuste do magistério é apoiado por 96% em enquete no Senado
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 1 milhão de novas matrículas serão geradas em todo o país para esse ciclo, incluindo todas as etapas e modalidades de ensino. A adesão é voluntária e possibilita que as secretarias de educação tenham acesso a parte do investimento nacional de R$ 4 bilhões. Segundo informa o MEC, a meta é alcançar 3,2 milhões de matrículas até 2026.
Após a adesão, a pactuação das matrículas ocorrerá no período de 2 de setembro a 31 de outubro. Já a redistribuição das matrículas vai acontecer de 4 a 8 de novembro. O pagamento da primeira parcela ocorrerá após o período de defeso eleitoral, até o dia 31 de dezembro.
Durante todo o ciclo 2024-2025, a Secretária de Educação Básica (SEB) ofertará plantões on-line de assistência técnica direta aos entes, por unidade da Federação. Entre agosto e setembro, 27 plantões serão realizados, com datas e horários divulgados no Portal do MEC.
Em caso de dúvidas e para orientações, os gestores podem entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800 616161 ou e-mail escolaemtempointegral@mec.gov.br.
Confira o passo a passo para gestores públicos nas etapas do processo:
- Primeiro passo (De 12/8 a 31/10)
No Simec, acesse o módulo "ETI – Escola em Tempo Integral Ciclo 2024/2025", leia a aba "Apresentação" e assine, no campo "Adesão", o termo de adesão.
- Segundo passo (De 2/9 a 31/10)
Na aba "Pactuação", está disponibilizada a pré-meta e o valor da assistência financeira disponibilizada à secretaria.
Em seguida, preencha os campos e informe a quantidade de matrículas, etapas e modalidades a serem pactuadas com a União. Informe interesse em participar da rodada de redistribuição de matrículas.
- Terceiro passo (De 4/11 a 8/11)
Em "distribuição", saiba mais sobre a nova distribuição de matrículas, preencha os campos e informe a quantidade de matrículas, etapas e modalidades a serem pactuadas com a União.
- Quarto passo (até 31/12)
Considerando a pactuação realizada, será feita a transferência da primeira parcela (com 50% do valor total da assistência financeira) em conta específica da secretaria, que será aberta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
- Quinto passo (De 13/1/25 a 9/5/25)
Na aba "Declaração", preencha os campos confirmando a quantidade de matrículas, etapas, modalidades e escolas indicadas para oferta de tempo integral.
- Sexto passo (até 30/6/25)
Feita a declaração, será protocolada a transferência da segunda parcela da assistência financeira.
- Sétimo passo (até 30/6/25)
Na aba "Política", inclua a Política de Educação em Tempo Integral e a Norma apreciada pelo Conselho de Educação.
Escola em Tempo Integral
A iniciativa tem o objetivo de induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Coordenado pela SEB/MEC, o programa busca viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2021 (Lei nº 13.005/2014), construído com participação da sociedade e aprovado pelo Congresso Nacional.
As diretrizes e estratégias para a ampliação da jornada escolar em tempo integral, na perspectiva da educação integral, foram instituídas pela Portaria nº 2.036/2023.
Fonte: CNTE
Anúncio
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Dez matérias mais recentes:
Pelo que escreveu o governador de SP, o problema é a punição ser "desproporcional". "Desproporcional" a quê?
Para Tarcísio, Caiado & Cia, Bolsonaro preso é chance real de concorrer à presidência com pelo menos sonho de vitória
Ao contrário de Fux, Ministra Cármen Lúcia e ministro Cristiano Zanin vão condenar o genocida
Única dúvida que há é se ficará na Papuda, em sala da PF, Forças Armadas ou em prisão domiciliar; o excesso de provas condenou o capitão
O Fuerza Patria ganhou com larga margem de votos do La Libertad Avanza, partido do tresloucado presidente argentino
O consenso entre os criminalistas é que reclusão do golpista não será menos que vinte anos de cadeia
Decisão vale para servidores públicos de todo o Brasil, ou seja, União, estados, DF e municípios, com direito a pagamento de retroativos
Professor fala na balança comercial positiva e reafirma que sua previsão de reajuste de até 20% não é irreal
Superávit foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)