Abdulrazak Gurnah tem como romances mais conhecidos Paradise e By the Sea. Desde que foi criado, prêmio foi entregue majoritariamente — mais de 80% — a europeus ou norte-americanos.
Cultura
Compartilhar página
Aos 73 anos e em tratamento de um câncer no pulmão, cantora continua a esbanjar energia, irreverência e criatividade.
Fabiano Nasi mostra uma sequência de cartazes que caem da sua mão com frases ditas pelo presidente durante a pandemia do Coronavírus.
"O bicho" é a expressão de um mundo caótico, marcado por profundas desigualdades e muita hipocrisia.
Cultura | Por *Landim Neto. Michael Jackson morreu em 25 de junho de 2009, aos 50 anos de idade, certo? Errado. Os dados sobre seu falecimento revelam apenas um aspecto biográfico do famoso pop norte-americano. Nada além disso. O Michael mesmo, o que milhões de pessoas conheceram e conhecem através de sua densa produção cultural, continua vivo...
DA REDAÇÃO | Via e-mail, recebemos para publicação a mensagem abaixo em solidariedade a Luis Inácio Lula da Silva, o Lula (PT). Nos foi enviada pela estudante Camila Porto, de Curitiba-PR. É uma citação contida no livro "As ninfas", do escritor e filósofo de origem libanesa Khalil Gibran. Num sentido geral, expressa a serenidade demonstrada por...
DA REDAÇÃO | É do artista Jota Camelo a melhor descrição (em texto e charge) sobre o fake news O Mecanismo, criado pelo "cineasta" José Padilha para caluniar Lula, Dilma e o PT. (Ver arte ao final da matéria).
Por Landim Neto* | Nina Simone teve sua vida marcada pela violência segregacionista norte-americana das décadas de 50 e 60 do século XX. Vítima de preconceitos, dedicou-se a denunciar com sua bela voz e piano os horrores do racismo e da discriminação social. Mais sobre Cultura
Cássia Eller e o melhor do pop no Brasil
Cultura | Ela morreu muito jovem, em 29 de dezembro de 2001. Mas seu vigor musical permanece vivo na memória de todos os que apreciam boa música. Cássia Eller está entre o que há de melhor do chamado pop produzido no Brasil.
O possível peso que tirou Belchior do ar
Por Landim Neto* | Tal como ocorre com a vida (e também com a morte) de grandes ícones da cultura popular, sobre o notável músico cearense Belchior continuam a pairar também uma série de especulações acerca de seu inusitado sumiço do cenário artístico nacional. Ou seja, do seu exílio-óbito voluntário para as gravações e shows pelo país.