Prioridade de Lira é arrochar vida do trabalhador

22/02/2023

Mandachuva do "centrão" disse não ter como rever reformas trabalhista, da previdência, Ensino Médio e autonomia do Banco Central, tudo bomba contra o povo.

Política | Segundo matéria da Agência Câmara de Notícias (15), "o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que não há nenhum sentimento entre os parlamentares de rever votações de reformas já aprovadas no Congresso Nacional há dois, três ou quatro anos pelos parlamentares." Entre as reformas que foram aprovadas "há dois, três ou quatro anos" estão a trabalhista, a da previdência, a do Ensino Médio e a autonomia do Banco Central, tudo bomba contra os trabalhadores.

Lula deve revogar

O presidente Lula (PT) foi eleito com um sentimento de mudança no País e não pode cumprir seu mandato sem revogar tais reformas, todas aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro. Se não mexer nessas bombas contra os trabalhadores, inevitavelmente perderá apoio popular e ficará vulnerável às chantagens do Congresso Nacional, principalmente de Arthur Lira, um bolsonarista assumido. Após o anúncio, o cientista político Cláudio R Costa, consultado pelo Dever de Classe, fala um pouco mais sobre o assunto.

Lula não pode ficar refém de Lira e "centrão", sob pena de perder popularidade ainda neste ano inicial de governo. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.
Lula não pode ficar refém de Lira e "centrão", sob pena de perder popularidade ainda neste ano inicial de governo. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

Por que Lula deve revogar reformas aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro?

Porque é tudo ruim para os trabalhadores, estudantes e maioria do povo brasileiro que elegeu Lula para mudar o País, e não para ratificar medidas impopulares do vampiro Michel Temer ou do genocida Jair Bolsonaro.

Explique melhor por que tais reformas são ruins ao povo?

Vou dar apenas uns poucos detalhes sobre cada uma delas. (Ver após anúncio).

  • A Reforma Trabalhista (governo Temer e mantida por Bolsonaro) — simplesmente liquidou a CLT. O trabalho precarizado que se vê hoje em todo o Brasil é fruto dessa reforma, onde o trabalhador põe um depósito nas costas para entregar comida e sem nenhum direito.
  • A Reforma da Previdência (governo Bolsonaro) na prática liquidou o direito à aposentadoria da imensa massa dos trabalhadores, pois criou regras draconianas de tempo de serviço e contribuição que praticamente impedem um trabalhador de se aposentar. Além disso, reforma também abriu brechas para cobrança de alíquotas de quem já estava aposentado.
  • A Reforma do Ensino Médio (aprovada no governo Temer, passou a ser aplicada no mandato de Bolsonaro) é outra bomba. Deixa só duas disciplinas obrigatórias nos três anos do curso e cria outras esquisitas e sem rumo, como a mídia já está denunciando por aí. Leia mais AQUI.

Continua, após o anúncio.

  • A proposta de autonomia do Banco Central ganhou força no governo Temer, mas passou a funcionar mesmo para valer com Bolsonaro. É uma autonomia apenas em relação ao governo federal, e total submissão aos interesses dos bancos privados e demais especuladores do mercado financeiro. Sua principal marca é a política de juros altos e freio no crescimento econômico. Ou seja, não interessa ao povo.

Você acha que Lula pode revogar todas essas reformas?

Sei que não é fácil ou simples. Mas Lula tem de tentar. Do contrário, seu governo pode perder popularidade.



Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Mais recentes sobre política