Fundeb: confira quanto seu Estado recebeu

31/01/2022

Comparados com mesmo período de 2021, repasses feitos pelo Banco do Brasil neste mês de janeiro cresceram em mais de 92% dos entes da federação. Segundo especialista consultado pelo Dever de Classe, tendência é majoração continuar por todo o ano, o que permite cumprir reajuste dos professores.

No mínimo, 70% dos recursos do Fundeb devem ser usados no pagamento dos profissionais da Educação. Imagem: aplicativo Canva.
No mínimo, 70% dos recursos do Fundeb devem ser usados no pagamento dos profissionais da Educação. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | Levatamento feito no site oficial do Banco do Brasil (BB) mostra que repasses do Fundeb aos estados cresceram neste primeiro mês de janeiro de 2022. Na comparação com mesmo período de 2021, apenas dois entes da federação não tiveram elevação de recursos. Alta vem desde o ano passado e tende a se manter, diz especialista consultado pelo Dever de Classe, o que permite cumprimento do reajuste de 33,23% para os professores. Após o anúncio, confira tabela e quanto cada Estado recebeu.

Leia também: 

Tabela e reajuste do piso

A tabela logo abaixo mostra que estados — ampla maioria — entraram 2022 com majoração de recursos. Segundo o economista Sérgio M Alvarenga, consultado pelo Dever de Classe, alta vem desde 2021 e tende a se manter por por todo este ano. 

"Elevação de recursos é reflexo da recuperação da cesta de impostos que compõem o Fundeb, como o ICMS, FPE, FPM, IPI e outros. Isto tende a se manter e até melhorar, caso não tenham novos picos de Covid que obriguem a economia a parar novamente. Crescimento permite pagar 33,23% aos professores", diz o especialista. Confira a tabela e vote na enquete ao final da matéria.

VOTE NA ENQUETE

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação