Ex-presidente agiu para ficar no cargo não apenas por tentar deslegitimar as urnas eletrônicas; projeto previa assassinatos de autoridades, o que não é pouca coisa; consequências serão proporcionais ao que planejou, ou seja, um bom tempo em regime fechado, coisa de um ano ou mais
Legalização da maconha virá por imposição do mercado, diz especialista
Mais cedo ou mais tarde a Cannabis será usada como mais uma fonte legal de lucros para grandes investidores capitalistas, e com o voto dos evangélicos, conservadores & cia.
Compartilhar matéria
Quarta-feira, às 22:55
Economia | Tema polêmico e motivo de histeria ignorante e hipócrita por parte dos ditos conservadores nacionais, a liberação da maconha para uso pessoal teve votação suspensa nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF). Placa estava 5 a 3 pela descriminalização quando o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo e interrompeu a discussão. Votaram contra os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Cristiano Zanin. E a favor: Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber (aposentada).
O mercado vai impor aprovação
Independentemente de qualquer polêmica, o mercado se encarregará, mais cedo ou mais tarde, de impor a descriminalização. A "cannabis será usada como mais uma fonte legal de lucros para grandes investidores capitalistas, e com o voto dos evangélicos, conservadores & cia", diz o economista Júlio S Silva, consultado pelo Dever de Classe.
Confira mais detalhes, após o anúncio.

Por que você avalia que a legalização da maconha será imposta por grandes investidores capitalistas?
É uma tendência mundial, em franca expansão. No capitalismo tudo vira mercadoria para vender em prateleiras de lojas. Com a cannabis não será diferente. Mais cedo ou mais tarde será usada como mais uma fonte legal de lucros para grandes investidores, e com o voto dos evangélicos, conservadores & cia. É só aguardar.
Mas no Brasil os ditos conservadores são muito radicais, principalmente no Congresso Nacional.
Esses "conservadores radicais" gostam mesmo é de dinheiro. Na hora que megaempresários abraçarem a causa, eles abraçam também.
E onde tem sido liberado, a lucratividade é boa?
Muito boa. Em Nova York, por exemplo, apenas em 2023, a estimativa de lucro com a liberação do uso recreativo da maconha para maiores de 21 anos foi de US$ 1,2 bilhão. E no Brasil, segundo empresa de inteligência de mercado de cannabis Kaya Mind, arrecadação seria de R$ 8 bilhões no período de quatro anos após a legalização da plantinha. Está em matéria do UOL de 2022.
Do ponto de vista econômico, que outros benefícios a descriminalização da maconha poderia trazer ao Brasil?
Altos custos com repressão acabariam, na medida em que o uso recreativo e medicinal estaria regulamentado em leis e o tráfico tenderia a ser extinto, tal como ocorre com as bebidas alcoólicas. Ninguém compra cerveja ou pinga de traficante.
Compartilhar matéria
tópicos relacionados
LEIA MAIS SOBRE O TEMA:
Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais recentes...
O autor do projeto, deputado Rubens Otoni (PT-GO), disse que a proposta é importante ao abrir uma nova frente de debate sobre a necessidade de valorização do magistério
Projeto de Lei 1783/25 foi aprovado Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, o que impacta de forma positiva no piso dos professores
Projeto de Lei sobre tema foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados



