>> Defasagem salarial é enorme na maioria das redes de ensino e não será resolvida com esse atual cálculo tímido de reajuste anual do magistério, diz especialista
Novo PNE pode melhorar a Educação brasileira
Projeto foi construído por meio de debates com a sociedade, destaca a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação — CNTE
Compartilhe!
Com pressa? Resumimos para você! Clique...
Texto aborda aspectos do novo Plano Nacional de Educação (2024-2034), assinado e enviado ao Congresso pelo presidente Lula, no último dia 26 de maio. Dentre os pontos destacados do projeto, os 18 objetivos da medida e as 58 metas a serem alcançadas nos próximos dez anos. Mais abaixo, a matéria completa.
Sua contribuição é crucial para cobrirmos os custos mensais da página e mantê-la atualizada. Obrigado.
No último dia 26 de maio, o presidente Lula (PT) assinou e enviou ao Congresso o novo Plano Nacional de Educação (PNE) — 2024-2034. "A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do presidente da CNTE, Heleno Araújo, e de outras autoridades."
Melhorias
O Projeto foi elaborado pelo Ministério da Educação, a partir de contribuições de um grupo de trabalho (GT) e discussões com a sociedade. Método de elaboração, por si só, indica que novo plano, se aplicado, pode trazer melhorias para a Educação brasileira, em particular para o setor público.
Objetivos
"O texto prevê 18 objetivos, compreendidos nas temáticas de educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, estrutura e funcionamento da educação básica."
"Para cada objetivo, foram estabelecidas metas que os quantificam e permitem seu monitoramento ao longo do decênio. A proposta contém 58 metas, que são comparáveis com os 56 indicadores do plano vigente. Para cada meta, há um conjunto de estratégias que expressam as principais políticas, programas e ações envolvendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, para o alcance dos objetivos propostos."
Com informações de: CNTE, Agência Câmara de Notícias e Agência Brasil
Anúncio
Apoie o Dever de Classe!

Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Mais acessadas:
>> "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar"
>> Do montante dos recursos da 1ª cota de dezembro, mais de R$ 1,5 bi serão depositados direto nas contas do Fundeb
>> Na história do escritor gaúcho recém-falecido, tubarões resolveram a parada; nas eleições do próximo ano, Lula é quem vai resolver
>> John Lennon, Tom Jobim, Jim Morrison, Flor Bela Espanca, só para citar alguns...
Carlos Bolsonaro ataca "isentões" e "limpinhos" da direita e diz que são "putinhas do sistema"
>> Carluxo afirma também que haverá mais revelações e que "o tempo mostra quem está do lado da verdade e quem apenas representava um papel conveniente"
>> Dr. Ralcyon Teixeira é uma das maiores autoridades do país no assunto e diretor médico do Emílio Ribas, hospital referência na área de infectologia
>> Embora com certa dose de humor, situação na realidade é desagradável e reflete de alguma maneira cenas reais dos professores no Brasil.
>> Garantia foi dada pelo relator da matéria na CCJ da Câmara, deputado Danilo Forte
>> O coordenador do estudo afirmou a necessidade de serem criadas ações para proteger os professores, sobretudo em anos de eleição presidencial, quando se sabe que a tendência é essa violência recrudescer, se tornar mais intensa.










