Três feitos progressistas do Papa Francisco

21/04/2025

Além da amizade com Lula e o MST no Brasil, papa morto nesta segunda-feira (21) defendeu causas adversas aos chamados conservadores mundo afora


Procurar no site

Redação Dever de Classe. Atualização: 21 de abril, às 11:32


rancisco, o Papa dos pobres e marginalizados. Este é o título de um artigo assinado por Ivan *Esperança Rocha, publicado no site The Conversation nesta segunda-feira (21), data do falecimento do papa Francisco, aos 88 anos. Em nossa opinião, tal título é coerente com o comportamento de Francisco durante os doze anos em que ocupou a 266ª posição como Papa da Igreja Católica.

Além da amizade com o presidente Lula (PT) e o Movimento Sem Terra (MST) no Brasil, o Papa Francisco protagonizou pelo menos outros três grandes feitos progressistas, algo adverso aos chamados conservadores mundo afora. Quem elencou o trio de ações do Santo Padre foi o jornalista e intelectual Breno Altman, no Bom Dia 247 também de hoje (21).

Solidariedade à Causa Palestina

Altman lembrou que o Papa Francisco se pronunciou de forma aberta em defesa dos palestinos, condenando o massacre de Israel em Gaza. O jornalista destacou que foi a primeira vez que um Santo Padre agiu assim, para todo o mundo saber.

Jesuíta Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco. Foto: Creative Commons.
Jesuíta Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco. Foto: Creative Commons.

Continua


Receba atualizações:



Crítica moral ao capitalismo

Um outro feito progressista do Papa Francisco lembrado por Breno Altman são as críticas que fazia ao regime capitalista, sobretudo quanto a produzir desigualdades brutais, em particular a fome e a violência. O Santo Padre, embora não se possa dizer que era um Socialista, não era lá também muito fã da economia de mercado e suas consequências ruins para milhões em todo o planeta. 

Continua


As três mais acessadas do dia


Papa Francisco. Foto: Creative Commons.

Abraçou a questão dos migrantes

Por fim, Breno Altman destacou também que o Papa Francisco abraçou desde o início a questão migratória, ou seja, a defesa que faz em relação a migrantes não é de agora da era Trump. Na verdade, lembra o jornalista, a primeira ação de Francisco ao assumir o papado em 14 de março de 2013 foi ir a Lampeduza, onde chegam os sírios na Itália. Francisco já expressava solidariedade a eles.


Compartilhe!

Mais recentes sobre Política

O documentário que apurou a estranha "facada" em Jair Bolsonaro está marcado para ser apresentado nesta segunda-feira (6), na TV 247. Dirigido pelo experiente jornalista Joaquim de Carvalho, investigação já tem elementos que podem desmoralizar ainda mais o capitão e sua família, e também os órgãos da chamada grande mídia, como Globo & Cia.
Segundo levantamento do experiente jornalista Joaquim de Carvalho, muitas evidências levam a crer que Carlos Bolsonaro teria sido o mandante do 'autoatentado' (farsa) ocorrido contra Jair Bolsonaro em 2018. No vídeo ao final desta matéria, Carvalho cita outros contundentes fatos sobre sua investigação, que já tem data marcada para ser apresentada...
Jair Bolsonaro sabe que avançou demais em crimes, arruaças, corrupção e desmantelo nessa sua escalada aventureira na presidência da república. Por isso, afirma que agora só lhe resta a prisão, morte ou vitória. Com outras palavras, quer dizer: ou me derrubam ou endureço o regime.