Valores consolidados do Fundeb de agosto
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Projeto abre também brechas para ações persecutórias dentro das escolas. Mas há 'pontos positivos', diz especialista.
EDUCAÇÃO | Tramita na Câmara e Senado o Projeto de Lei nº 88/2023. De autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR), medida, logo em seu artigo 1º, "dispõe sobre a responsabilidade educacional na oferta e na garantia de padrão de qualidade na educação básica pública".
O PL é polêmico, pois não prioriza o piso nacional do magistério. Em vez do piso, iniciativa prevê abono salarial anual aos profissionais da educação, e abre brechas para ações persecutórias de assédio moral dentro das escolas. Especialista consultado pelo Dever de Classe comenta os principais pontos do projeto. Confira, após o anúncio.
O jurista e professor Carlos N Nascimento, Especialista em Educação, comenta sobre os principais pontos do projeto, em particular no que se refere aos profissionais da educação. Diz ele:
"Vamos começar pelo que considero positivo, para depois falar sobre o que destaco como problema, como o abono salarial anual, por exemplo."
O artigo 2º do PL fala textualmente em:
Continua, após o anúncio.
"Agora, vamos ao que vejo como problemático e até contraditório em relação aos aspectos positivos que destaquei."
Continua, após o anúncio.
O artigo 6º prevê:
"Esses dois dispositivos, na prática, abrem enormes brechas para perseguições e assédio moral dentro dos estabelecimentos de ensino."
"Em síntese, esse projeto do senador Flávio Arns deve ser bem discutido pelos educadores. Do contrário, poderá ser mais um instrumento a ser usado contra a categoria, em minha opinião."
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Proposta foi coordenada e apresentada por Eduardo Ferreira, especialista em planos de carreira para a educação e assessor jurídico da CNTE
Proposta entregue ao governo do estado foi aprovada em seminário da categoria organizado pelo Sinte-Pi
Levantamento foi feito a partir de resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) por raça e grupo socioeconômico
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br