>> Embora com certa dose de humor, situação na realidade é desagradável e reflete de alguma maneira cenas reais dos professores no Brasil.
Docentes reclamam de exigência imposta por nova lei
Para muitos educadores, ter de apresentar atestado periódico de bons antecedentes criminais nas escolas é algo que chega a ser humilhante.
Educação | Em 15 de janeiro deste ano, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei nº 14.811/24, sancionada pelo presidente Lula. Nova legislação traz uma série de medidas que visam proteger crianças e adolescentes no ambiente escolar. Excelente.
Contudo, conforme destacamos em matéria passada, projeto poderia trazer algum desconforto aos professores e demais trabalhadores da educação. Há um dispositivo do texto que diz:
"Os estabelecimentos educacionais e similares, públicos ou privados, que desenvolvem atividades com crianças e adolescentes, independentemente de recebimento de recursos públicos, deverão manter fichas cadastrais e certidões de antecedentes criminais atualizadas de todos os seus colaboradores."
Para muitos educadores, ter de apresentar atestado periódico (a cada seis meses) de bons antecedentes criminais nas escolas é algo que chega a ser humilhante. É o que vários deles vieram nos dizer através de mensagens via e-mail. Nova exigência vale já a partir deste ano de 2024.
Ver detalhes, após o anúncio.

Vote na enquete!
O que dizem os professores
"Acho louvável criar lei de combate à violência dentro das escolas. Agora, fazer esse tipo de exigência aos professores e funcionários é uma coisa sem rumo e humilhante". (Flávia, Recife-Pe).
"Historicamente, nós é que somos agredidos por alunos e bandidos de fora que invadem as escolas. Essa exigência está sendo feito para as pessoas erradas". (Júlio, Fortaleza-Ce).
"Essa lei tem alguma exigência para alunos violentos que chegam quebrando tudo dentro das escolas?" (Cláudia, RJ-RJ).
"E se um professor tiver se envolvido em alguma pequena confusão e tiver ido parar numa delegacia? Na escola, o diretor pode avaliar que esse professor é perigoso. Essa lei abre margens para injustiças e perseguições". (Patrícia, TE-Pi).
"No caso de algum político corrupto ir na escola, ele também terá de apresentar atestado de bons antecedentes criminais?" (Jeremias, Curitiba-PR).
Qual sua opinião sobre isso? Deixe abaixo seu comentário.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Gratos.
Chave para Pix
pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
Chave PIX:
3435969@vakinha.com.br
Mais recentes sobre educação
>> Garantia foi dada pelo relator da matéria na CCJ da Câmara, deputado Danilo Forte
>> O coordenador do estudo afirmou a necessidade de serem criadas ações para proteger os professores, sobretudo em anos de eleição presidencial, quando se sabe que a tendência é essa violência recrudescer, se tornar mais intensa.
>> Destinado a pesquisadores da educação, professores da educação básica, gestores escolares e demais interessados na temática muito preocupante em todo o Brasil



