Cineasta francês Jean-Luc Godard é homenageado em Cuba

23/01/2023

Citado por Renato Russo na canção "Eduardo e Mônica, Godard faleceu em setembro do ano passado e é considerado um dos maiores gênios do cinema, autor de sucessos como O Desprezo e O Demônio das Onze Horas. Homenagem na Cinemateca de Cuba iniciou sábado (21) e vai até o dia 29 deste mês.

Cultura | Segundo o portal Prensa Latina (21), a Cinemateca de Cuba — localizada em Havana — iniciou dia 21 deste mês (sábado) um ciclo de exibição de filmes em homenagem ao renomado cineasta francês Jean-Luc Godard, falecido em 13 de setembro do ano passado. Apresentações vão até dia 29 próximo.

Citado por Renato Russo na canção "Eduardo e Mônica", Godard faleceu em setembro do ano passado e é considerado um dos maiores gênios do cinema, autor de sucessos como O Desprezo e O Demônio das Onze Horas

O trecho onde Russo cita Godard mostra contrastes de maturidade cultural e intelectual entre as personagens Eduardo e Mônica, sendo esta apresentada como mais antenada que seu parceiro:

"O Eduardo sugeriu uma lanchonete
Mas a Mônica queria ver um filme do Godard
Se encontraram então no Parque da Cidade
A Mônica de moto e o Eduardo de camelo"

New Wave

Voltando mais diretamente ao cineasta novamente, o Prensa Latina destaca também que Godard — segundo a crítica de cinema — "foi um dos membros mais influentes do movimento conhecido como New Wave e se caracterizou por sua acidez crítica e pela poesia de suas imagens. Cultivou um cinema criativo, de vanguarda, mas acessível como um todo."

Continua, após o anúncio

Jean-Luc Godard morreu aos 91 anos, na Suíça. Cineasta optou por suicídio assistido. Foto: Prensa Latina/reprodução.
Jean-Luc Godard morreu aos 91 anos, na Suíça. Cineasta optou por suicídio assistido. Foto: Prensa Latina/reprodução.

Histórico

Jean-Luc Godard tem vasto histórico de criação. Dirigiu um total de 131 obras, entre documentários, videoclipes, séries de televisão, longas ou curtas-metragens, de acordo ainda com levantamento do Prensa Latina.

Dentre suas obras, pode-se destacar:

  • Uma Mulher é uma Mulher (1961);
  • Viver a Vida (1962);

  • O Desprezo (1963);

  • O Demônio das Onze Horas (1965); e, dentre outras

  • O Desprezo (1963) e Alphaville (1965).

Não é por acaso que a Mônica — criada pelo também genial Renato Russo — preferia ver um filme de Godard a ir a uma lanchonete com Eduardo, o seu parceiro. 


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Você também pode gostar destas...

Porque é fato também que sonhos não morrem —, os chamados Garotos de Liverpool continuam muito presentes na vida de seus milhões de fãs em todo o planeta.