>> Do total, R$ 1,3 bi vai direto para as contas do Fundeb
Deputados governistas aprovaram destinar dinheiro público do Fundeb para escolas privadas
COMPARTILHE!
Publicidade
Uma vergonha! Na prática, parlamentares adeptos das ideias privatistas de Bolsonaro destruíram o projeto de Fundeb já aprovado antes na Câmara e Senado, o que prejudicará bastante alunos e profissionais do magistério.

Educação | O Plenário da Câmara votou ontem (10) o PL 4.372/2020, que regulamenta o novo Fundeb. Na prática, parlamentares adeptos das ideias privatistas do presidente Bolsonaro destruíram o que já tinha sido aprovado antes na própria Câmara e Senado. Com isso, a partir de 2021, parte do dinheiro público do Fundo será destinado a escolas privadas. O relator do PL — deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) —, em articulação com Rodrigo Maia (DEM-RJ) —, planejaram o golpe contra a educação pública.
Alunos e professores no prejuízo
Destinar dinheiro do Fundeb ao setor privado nunca tinha ocorrido antes. Medida prejudica milhões de alunos e profissionais do magistério de estados e municípios. Parlamentares do PT, PCdoB, PSOL e alguns do PSB, PDT e Rede votaram contra tal iniciativa. Por outro lado, todos os parlamentares da chamada direita (DEM, Novo, PSC, PSL, PSDB, MDB & Cia) votaram a favor do governo e pela sangria das verbas do Fundo. Continua, após o anúncio.
Rede privada começa levando de forma inconstitucional 10% dos recursos
Pelo que foi aprovado na Câmara, rede privada começa levando de forma inconstitucional e imoral 10% dos recursos do Fundeb. Tal percentual, evidentemente, sairá do piso do magistério, da manutenção das escolas públicas e do atendimento aos milhões de alunos da educação básica pública de estados e municípios.
Projeto ainda terá que passar pelo Senado.
Curta abaixo nossa página no Facebook e receba em breve mais detalhes do que foi aprovado na Câmara.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Doar com PagSeguro
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes...
>> A cotação à vista fechou em alta de 1,07%, a R$ 5,5223; bolsonaristas cegos dizem que culpa é do Lula
>> Em julho de 2024, o relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI) informou que havia cerca de 733 milhões de pessoas no mundo passando fome, "o equivalente a uma em cada 11 pessoas no mundo e uma em cada cinco na África"
A base de cálculo do reajuste do magistério
>> A correção não é definida diretamente pelo MEC ou Presidente da República; depende de fatores econômicos e número de matrículas
>> Camilo Santana não declarou que índice será apenas o da inflação, pois isso só se saberá quando sair o custo aluno deste ano, que poderá indicar percentual acima do índice inflacionário





