PNE e Piso do Magistério estão nas agendas da próxima semana da Câmara e STF

06/12/2025

>> A CNTE está mobilizando a categoria dos trabalhadores em educação para essas duas pautas de fim de ano, e espera alcançar vitórias em ambas

>> Em relação ao piso, expectativa da categoria é que decisão no Supremo possa repercutir já em 2026

>> CategoriasEducaçãoPiso do Magistério

PROCURAR

Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!

Ou pague no pix (recomendável, vem integral):

Pix: apoie@deverdeclasse.org

Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.


>> Por Redação /  A próxima semana será decisiva para a Educação pública e seus profissionais em todo o país: 

  1. Na Câmara dos Deputados, está agendada para o próximo dia 9 a votação do Plano Nacional de Educação na Comissão de Educação dessa Casa Legislativa. 
  2. E no dia 12, no Supremo Tribunal Federal (STF), começa o "julgamento do recurso extraordinário nº 1326541/SP, que trata dos reflexos das atualizações anuais do piso do magistério nas carreiras do magistério."

Sobre a discussão do PNE na Câmara

Diz a CNTE:

"Entre os pontos sensíveis, destacam-se os prazos intermediários para regulamentar o Custo Aluno Qualidade e a política de equiparação da média remuneratória do magistério com outros profissionais de mesma escolaridade, além da fixação de limites máximos para a contração de professores e funcionários administrativos da educação em caráter temporário. O substitutivo da Câmara aponta 30% de temporários no magistério, percentual considerado alto pela CNTE, e é omisso quanto aos funcionários."

Matéria continua mais abaixo sobre o Piso do Magistério

Sobre a discussão do Piso do Magistério no STF

A CNTE também destaca:

"Trata-se de tema extremamente importante para a valorização dos profissionais da educação, que têm sofrido com recorrentes achatamentos de suas carreiras nos estados, DF e municípios, além do que poderá repercutir nas decisões do Fórum do piso do magistério, em âmbito do MEC, que tem tratado de novo critério de atualização do piso e aplicação da Lei para os profissionais com formação em nível superior."

Vitória

"A CNTE está mobilizando a categoria dos/as trabalhadores/as em educação para essas duas pautas de fim de ano, e esperamos alcançar vitórias em ambas."

Com informações de: CNTE

Receba atualizações:

>> WhatsApp  >> Instagram  >> X  >> Threads


Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!

Pague no pix (recomendável, vem integral):

Pix: apoie@deverdeclasse.org

Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix. 


Receba atualizações:

Mais recentes do tópico Educação:

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade

Teor oficial do corte de gastos ainda permanece nos bastidores, "mas é possível que traga dificuldades para o setor da Educação, embora correção de 2025 deva acontecer normalmente em janeiro", pondera especialista