O show macabro de Cláudio Castro na visão de um especialista

30/10/2025

Ricardo Balestreri diz que a única consequência da chacina "é o pânico na população humilde e trabalhadora e "exposição das vidas dos próprios policiais"

Categoria>> Política

PROCURAR

Dê uma contribuição ao site: 

>> Pix: apoie@deverdeclasse.org / >> Mais opções

Siga e receba atualizações:

>> WhatsApp  /  >> X (antigo Twitter)

'Nenhum bandido importante no Brasil mora em uma favela', diz o especialista em segurança pública Ricardo Balestreri. O pesquisador é ex-secretário nacional de Segurança Pública, e com atuação também nessa área nos governos dos estados de Goiás e do Pará."

Enganar a população

Para Ricardo Balestreri, a única consequência da chacina de Cláudio Castro no Rio de Janeiro "é o pânico na população humilde e trabalhadora e "exposição das vidas dos próprios policiais." Em reveladora entrevista a O Globo nesta quarta-feira (30), ele diz:

"Combater o crime dessa maneira desinteligente é como bater em massa de bolo: ela só vai crescer cada vez mais. O discurso do poder público é de que "é melhor isso do que não fazer nada", que não pode "ficar de braços cruzados", mas eles na verdade não estão fazendo nada, exceto espetáculo. A única consequência é o pânico na população humilde e trabalhadora. E isso não é culpa da polícia. Ela acaba sendo usada por maus gestores, que inclusive expõem as vidas dos próprios policiais."

>> Lei também: A foto que pode levar Bolsonaro e seus seguidores a caírem na real

Policiais

Diz também o especialista:

"Eu lamento que os policiais, muitos deles sem expertise, sejam mergulhados nessa dinâmica de guerra, em operações mal planejadas. Algumas pessoas se irritam quando digo isso, mas o domínio territorial do crime, embora lembre uma guerra, não é uma situação de guerra. O problema de abordar segurança com a lógica da guerra é que reduz essas mortes a meros "danos colaterais". E mesmo assim, se o poder público ainda pudesse dizer que "pragmaticamente o sacrifício foi necessário"… Mas não pode, porque são milhares de operações grandes, e o Rio está cada vez pior."

Como deve ser feito

Diz ainda Balestreri:

"Tivemos uma operação recente, a Carbono Oculto (do governo federal, em parceria com o governo de São Paulo), que teve apreensões e não deu nenhum tiro. Todo criminoso tem que ser punido. Os bandidos que dominam as favelas do Rio exercem um poder tirânico e maltratam a população empobrecida no seu dia a dia. Eles precisam ser combatidos, mas é preciso estar atento às consequências sociais, econômicas, aos serviços públicos, e até ao turismo que essas operações causam."

Detalhe: Ricardo Balestreri não é comunista. É um estudioso da segurança pública, educador e consultor empresarial e governamental.

Dê uma contribuição ao site! 

Siga e receba atualizações:

>> WhatsApp  /  >> X (antigo Twitter)

Leia mais

Segundo levantamento do experiente jornalista Joaquim de Carvalho, muitas evidências levam a crer que Carlos Bolsonaro teria sido o mandante do 'autoatentado' (farsa) ocorrido contra Jair Bolsonaro em 2018. No vídeo ao final desta matéria, Carvalho cita outros contundentes fatos sobre sua investigação, que já tem data marcada para ser apresentada...
Levemos a sério ou não, o fato é que Jair Bolsonaro exala por todos os poros muitos sinais de que pretende endurecer o regime. Talvez não tenha a capacidade de sedução de Ramon Mercader para conquistar a confiança dos que sua imaginação assassina pretende eliminar.
Bem ao contrário das grosseiras notícias falsas que Jair Bolsonaro e seus seguidores espalham diariamente nas redes sociais, as fake news da grande imprensa vêm embaladas numa linguagem refinada para tentar confundir a maioria da população, embora sejam tão cabeludas quanto as lorotas do presidente.