O jogo de "me engana que eu gosto" entre Tarcísio e Bolsonaro

04/09/2025

O fim dessa historinha entre dois mentirosos pode resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026

PROCURAR

Política / É famosa a fábula do "Sapo e o Escorpião", onde o primeiro é picado e morto após ceder a um apelo bem feito pelo segundo. No enredo político brasileiro atual, é mais ou menos parecido com o que ocorre entre Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.

O governador de São e todo o Brasil sabem que para 2026, além de Lula, só um outro candidato consegue atrair muitos votos: Jair Bolsonaro. O capitão, candidato ou não (tudo indica que não), tem o comando da amplíssima maioria dos eleitores que se opõem ao atual presidente do país, sejam os mais moderados ou os mais extremistas.

Caso Bolsonaro de fato não possa disputar, é Tarcísio quem, na oposição, se habilita como o "mais competitivo" para o pleito. O dilema é que essa "competitividade" toda é praticamente nula se não tiver a bênção do capitão. Bolsonaro dará? Tudo leva a crer que não.

Continua

Siga e receba atualizações



Bolsonaro, bem ao contrário do sapo que acreditou no escorpião, sabe que Tarcísio eleito seria um animal peçonhento fora de sua gaiola, até porque vê claramente o conluio do governador com a Globo & Cia para tentar bani-lo da vida pública nacional. Por que iria apoiar veneno contra si mesmo?

Deste modo, por mais que Tarcísio prometa indulto ao capitão em troca de apoio ao Planalto, Bolsonaro sabe que isso não teria como se cumprir, pois ao governador eleito presidente não interessaria reabilitar alguém que poderia ser mais um a querer destruir seu próprio governo. Ou não?

Assim, se não pensar bem, quem pode passar de potencial escorpião a sapo é o próprio Tarcísio, caso ceda ao apelo de Jair Bolsonaro para que consiga anistia irrestrita ao capitão. Livre, Bolsonaro naturalmente seria o candidato contra Lula no próximo ano.

Contudo, como nessa historinha de "me engana que eu gosto" parece que só tem escorpião, Bolsonaro e Tarcísio vão acabar se envenenando mutuamente.  E isso deve resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026. Talvez até no primeiro turno.

Relacionadas:

Mais recentes...

Da Redação | De um possível seriado "O louco varrido", Jair Bolsonaro (PSC-RJ) anuncia, segundo matéria da Folha de S.Paulo (27), que se for eleito militarizará as escolas públicas do País e uma draconiana lista de probições será imposta aos alunos. A ideia é seguir as normas de uma escola dirigida pela Polícia Militar em Goiânia, onde se...

DA REDAÇÃO | Segundo matéria de hoje (17) do Estadão: "A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (16), o Projeto de Lei 1465/11, do Senado, que concede aos professores prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A proposta determina que os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério...

DA REDAÇÃO | Segundo pesquisa de 2014 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. Isto mesmo que você leu: um considerável percentual de professores sofre agressões semanais nas...

DA REDAÇÃO | Você tem ou já teve dificuldades para dominar uma sala de aula? Não se preocupe! Você não está sozinho. Uma das maiores queixas de professores no país é a indisciplina ou a falta de interesse dos alunos. Como superar tal situação?