Docente diz que "projeto não é ruim e que cabe a cada profissional decidir se quer trabalhar na sala de aula e em outras funções quaisquer em estados, DF e municípios"
Reajuste do magistério parcelado, escalonado e linear
Atualizado em 08/02/2023, às 13:59
Projeções a partir do percentual de 14,95% deste ano de 2023 mostram diferenças, vantagens e prejuízos de cada um dos tipos de aplicação.

Educação | De acordo com a Lei Federal 11.738/2008, criada no governo Lula, o reajuste anual do magistério deve ser pelo mesmo índice de crescimento do custo aluno (14,95% em 2023), linear, com repercussão na carreira e aplicado em 1º de janeiro. Em fevereiro de 2021, o STF reconheceu a constitucionalidade do critério de correção anual do piso.
Muitos prefeitos e governadores, no entanto, não pagam nada ou parcelam e escalonam, com o objetivo de confiscar, no todo ou em parte, o direito dos professores.
Após o anúncio, quadros ilustrativos mostram diferenças, vantagens e prejuízos de cada um dos tipos de aplicação do índice de 14,95%.
Relacionadas:
- Por lei, reajuste do magistério não pode ser menor que 14,95% em 2023
- Reajuste do magistério deve ser linear, e não escalonado
- Retroativo do magistério deve vir com juros e correção monetária
- Fevereiro é decisivo para o reajuste do magistério
- Infratores da lei do piso podem sofrer pesadas sanções, alerta CNTE
- Principais dúvidas sobre o reajuste do piso do(a) professor(a)
1. Índice de 14,95% parcelado
Como o próprio nome indica, o reajuste é dividido em várias parcelas, definidas pelo governo e em acordo ou não com os sindicatos. O que deve ser observado, caso se aceite esse tipo de aplicação:
- Não permitir parcelamentos muito longos, acima de seis meses.
- Ficar atento para que todas as parcelas sejam retroativas a janeiro.
- Exemplo: um gestor parcela os 14,95% em três vezes, a partir por exemplo de abril, de forma que as parcelas sejam:
- 5% no primeiro mês (abril);
- 5% no segundo mês (junho);
- e 4,95% no terceiro mês (agosto), perfazendo os 14,95%.
Assim, se com a primeira parcela de 5% um professor conquistou R$ 100,00, esse valor deve ser retroativo a janeiro. O mesmo deve valer em relação a todas as demais parcelas.
Continua, após o anúncio.
2. Índice de 14,95% linear e escalonado
O reajuste linear é o correto e traz ganho real aos professores. A correção escalonada é o tipo mais danoso, além, é óbvio, de estar em desacordo com o que diz a lei do piso do magistério. No que consiste? Observe e compare as três tabelas abaixo e as explicações contidas nas mesmas:
Após o anúncio, confira o reajuste de forma escalonada.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Tramitação do PL 2.531/2021 avança na Câmara e é imprescindível para fortalecer a educação básica pública como um todo, inclusive na questão dos professores
Ao permitir acúmulo do cargo de professor com outro de qualquer natureza no setor público, medida pode precarizar ainda mais a atividade docente, segundo a CNTE


