Camilo Santana anunciou recentemente que enviaria projeto sobre isso ao Congresso Nacional
Piso do magistério pode ser pago acima da inflação, diz CNTE
Entidade elenca uma série argumentos econômicos que comprovam a viabilidade de reajuste acima de 3,62%.
Piso do Magistério | A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou Nota Pública em seu portal nesta sexta-feira (19) onde elenca uma série de argumentos econômicos que comprovam a viabilidade de reajuste acima de 3,62% para o magistério neste 2024. A CNTE é a principal organização que congrega sindicatos da educação em todo o Brasil.
O objetivo maior da nota é exatamente orientar as entidades sindicais a exigir de prefeitos e governadores uma correção maior, vez que os 3,62% para este ano estão abaixo da inflação de 2023.
Ver mais detalhes, após o anúncio.

Leia também:
- O Enem dos Concursos e o piso nacional dos professores
- Mec ainda pode mudar piso do magistério 2024? Entenda...
Diz a CNTE:
(...)
As atuais condições econômicas do país possibilitam aos sindicatos lutarem por reposições salariais acima da inflação, especialmente:
- diante da recuperação do Produto Interno Bruto (PIB)
- e da retomada das receitas tributárias em todos os estados e municípios.
No campo do financiamento da educação pública,
- a reoneração dos combustíveis fortaleceu as receitas do ICMS;
- e a taxação de produtos, serviços e rendas, até então isentos ou subvalorados, a exemplo das apostas eletrônicas e dos fundos de investimentos dos super ricos, apontam para um incremento ainda mais substancial nas receitas do FPE e do FPM, em 2024, que junto com o ICMS formam a maior base de receitas do FUNDEB e das demais vinculações constitucionais para a educação.
Neste sentido, a CNTE orienta seus sindicatos filiados a negociarem reajustes para o magistério e os funcionários da educação, onde a representação sindical for unificada, em patamares acima do piso nacional [R$ 4.580,57] e com repercussão nos planos de carreira.
(...)
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Gratos.
Chave para Pix
pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
Chave PIX:
3435969@vakinha.com.br
Mais recentes Piso do Magistério
Manchetes da Folha e Globo não se referem (de forma direta) ao Piso Nacional do magistério
Projeções iniciais citadas em matérias se referem diretamente ao mínimo constitucional da Educação, o que não impede que alguns gestores já comecem a especular sobre o tema
Ricardo Nunes (MDB) propõe apenas 2,6% e é rechaçado pela categoria; nova manifestação já está marcada para terça-feira, 22
Além de determinar correção relativa a 2022 (33,24%), justiça mandou também que sejam pagas retroativamente as diferenças salariais devidas aos professores, o que pode servir de espelho a outros entes do país