Professores de todo o país entrarão em Greve Geral contra a Reforma da Previdência! Leia e compartilhe...

06/04/2019
Foto: arquivos Dever de Classe
Foto: arquivos Dever de Classe

Movimento atingirá escolas da educação básica de todo o Brasil

Educação | O professor Heleno Araújo — presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) — disse que a entidade prepara uma Greve Nacional dos Professores para 15 de maio, caso a proposta de "reforma" da Previdência tenha sua admissibilidade aceita pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em votação prevista para o próximo dia 17. Declaração foi dada durante audiência pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados,

"É necessário retirar essa reforma ou não deixar passar na Comissão de Constituição e Justiça", afirmou Araújo. "Não retirando a proposta, no dia 15 de maio vamos parar todo o país, na perspectiva de avançar pela justiça e pelos direitos dos profissionais da educação."

Segundo o texto da reforma, os professores da educação básica de ambos os sexos só poderão se aposentar aos 60 anos de idade e 30 anos de contribuição, e aos que trabalham na rede pública serão exigidos ainda 10 anos de efetivo exercício e 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria. Continua, após o anúncio.

A "reforma" também muda as regras de cálculo e para acumulação dos benefícios. A alteração também prejudica os professores, que em geral têm mais de um emprego, nas redes pública e privada. Hoje, eles podem acumular aposentadorias no valor total, mas as mudanças propostas preveem o corte de parte do menor benefício recebido.

Araújo destaca também que as condições do exercício da profissão no Brasil causam danos à categoria. "Estudos realizados em diversos países da América e da Europa têm mostrado que os docentes estão permanentemente sujeitos a uma deterioração progressiva da saúde psíquica." Os professores estão corretos. Essa reforma só lhes trará mais prejuízos.

Com informações de: Agência Câmara e CNTE

Leia também: