Docente diz que "projeto não é ruim e que cabe a cada profissional decidir se quer trabalhar na sala de aula e em outras funções quaisquer em estados, DF e municípios"
Prefeitura fala sobre reajuste do magistério e melhoria já para 2022
Semec de Belém atendeu a uma solicitação do Dever de Classe e nos enviou importantes esclarecimentos sobre pleitos dos educadores, em particular quanto à atualização salarial prevista para este ano.

Educação | Em atendimento a uma solicitação do Dever de Classe, a Prefeitura de Belém — através da Semec — nos enviou informações sobre situação e pleitos dos educadores dessa cidade, em particular quanto à atualização salarial prevista para este ano, cujo índice é de 33,23%. Texto fala de dificuldades, mas também acena com melhoria já para 2022. O prefeito é o velho e combativo Socialista Edmilson Rodrigues, do PSOL. Confira, após o anúncio.
Relacionadas:
A solicitação que enviamos (06/01/2022)
Solicitamos, encarecidamente, informes da prefeitura de Belém, sobre:
1. Reajuste para o Piso Nacional do Magistério confirmado para 2022, percentual de 33,23%, assegurado na Lei Federal nº 11.738/2008 e em portarias interministeriais do governo federal. Sobre tal ponto, pedimos, se possível, destaque para:
- previsão de implantação: integral, parcial e/ou parcelado (pela lei, o mês é janeiro).
- impacto na folha, caso já tenha sido feito algum estudo sobre isso.
A resposta da prefeitura (07/01/2022)
"Bom dia!
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), informa que encontrou o magistério com valores de vencimento-base menores do que o piso, representando apenas 46% do seu valor. A Semec foi impedida pela LC 173 de 2020 de iniciar a recomposição progressiva rumo ao piso em 2021, mas informa que essa recomposição começará a ser feita em 2022.
A Prefeitura ressalta que a justa correção do valor feita para 2022 torna, ainda, mais distante o vencimento-base comparado ao piso nacional, mas apresentará para a categoria uma proposta de alcance progressivo deste valor.
O órgão municipal de Educação informa que há um agravante, que é o fato de existir gratificações com percentuais altos e que provocam efeito cascata. Por exemplo, há gratificações de 20% de magistério, 60% de titularidade para quem tem nível médio e de 100% para quem tem nível superior (a maioria da categoria). Todas essas variáveis estarão em debate numa comissão paritária, para debater a reformulação da carreira e, por conseguinte, o seu início que é o piso nacional."
Atenciosamente, Tábita Oliveira
7 de Janeiro de 2022 11:28, Ascom Semec
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Tramitação do PL 2.531/2021 avança na Câmara e é imprescindível para fortalecer a educação básica pública como um todo, inclusive na questão dos professores
Ao permitir acúmulo do cargo de professor com outro de qualquer natureza no setor público, medida pode precarizar ainda mais a atividade docente, segundo a CNTE


