Valores consolidados do Fundeb de agosto
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Semec de Belém atendeu a uma solicitação do Dever de Classe e nos enviou importantes esclarecimentos sobre pleitos dos educadores, em particular quanto à atualização salarial prevista para este ano.
Educação | Em atendimento a uma solicitação do Dever de Classe, a Prefeitura de Belém — através da Semec — nos enviou informações sobre situação e pleitos dos educadores dessa cidade, em particular quanto à atualização salarial prevista para este ano, cujo índice é de 33,23%. Texto fala de dificuldades, mas também acena com melhoria já para 2022. O prefeito é o velho e combativo Socialista Edmilson Rodrigues, do PSOL. Confira, após o anúncio.
Relacionadas:
Solicitamos, encarecidamente, informes da prefeitura de Belém, sobre:
1. Reajuste para o Piso Nacional do Magistério confirmado para 2022, percentual de 33,23%, assegurado na Lei Federal nº 11.738/2008 e em portarias interministeriais do governo federal. Sobre tal ponto, pedimos, se possível, destaque para:
"Bom dia!
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), informa que encontrou o magistério com valores de vencimento-base menores do que o piso, representando apenas 46% do seu valor. A Semec foi impedida pela LC 173 de 2020 de iniciar a recomposição progressiva rumo ao piso em 2021, mas informa que essa recomposição começará a ser feita em 2022.
A Prefeitura ressalta que a justa correção do valor feita para 2022 torna, ainda, mais distante o vencimento-base comparado ao piso nacional, mas apresentará para a categoria uma proposta de alcance progressivo deste valor.
O órgão municipal de Educação informa que há um agravante, que é o fato de existir gratificações com percentuais altos e que provocam efeito cascata. Por exemplo, há gratificações de 20% de magistério, 60% de titularidade para quem tem nível médio e de 100% para quem tem nível superior (a maioria da categoria). Todas essas variáveis estarão em debate numa comissão paritária, para debater a reformulação da carreira e, por conseguinte, o seu início que é o piso nacional."
Atenciosamente, Tábita Oliveira
7 de Janeiro de 2022 11:28, Ascom Semec
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Proposta foi coordenada e apresentada por Eduardo Ferreira, especialista em planos de carreira para a educação e assessor jurídico da CNTE
Proposta entregue ao governo do estado foi aprovada em seminário da categoria organizado pelo Sinte-Pi