Saber adotar medidas corretas em sala de aula é crucial para manter o respeito dos alunos no dia a dia de trabalho
Nikolas exclui maioria dos docentes da isenção no Imposto de Renda
Apenas quem atua nos anos iniciais do Fundamental público é beneficiado, caso passe em "Enem"
Por Redação Dever de Classe
Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.br Mais opções
Siga!
Temos recebido vários e-mails com críticas ácidas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por ser autor do Projeto de Lei 3963/2024, medida que exclui a maioria dos professores brasileiros da isenção de 100% no Imposto de Renda. Diz o texto da proposta:
Art. 1º - Fica instituída a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre os rendimentos percebidos pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas que sejam aprovados em prova de certificação nacional em relação, exclusivamente, a atividades exercidas em sala de aula, e em valor dependente do desempenho nessa avaliação na forma do art. 5º.
Parágrafo único. Não são elegíveis à isenção aludida no caput os professores que estejam lotados, ainda que parcialmente, em colégios militares ou em instituições da rede federal.
Exclusão da maioria e trava no percentual
Como se depreende da redação, maioria dos educadores é excluída do benefício da isenção, pois apenas os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) das escolas públicas serão contemplados, caso ideia seja aprovada. Ainda assim, serão condicionados a uma espécie de "Enem" para saber que índice de isenção poderão ter. Um absurdo.
Deste modo, ficam excluídos todos os professores:
- dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em diante (ensinos Médio e Superior)
- das escolas particulares, ainda que atuem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- das escolas militares e federais
- e todos os demais educadores que não estejam em sala de aula: coordenadores, supervisores, diretores de escolas etc
Continua
Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.brMais opções
Tramitação
O Projeto de Lei do deputado Nikolas Ferreira foi apensado na Câmara ao PL 165/2022, do deputado Rubens Otoni (PT-CE), e aguarda Parecer do(a) Relator(a) na Comissão de Educação (CE). O projeto do parlamentar Otoni, bem como outras propostas a ele também apensadas, não tem o caráter excludente imposto pelo projeto de Nikolas.
Síntese dos projetos
O quadro abaixo mostra uma síntese dos projetos que tramitam na Câmara sobre isenção de Imposto de Renda para os professores. O do deputado Nikolas, como se percebe, é de longe o pior.

Tirar a proposta de pauta
Sugerimos aos nossos leitores interessados na isenção que pressionem o deputado Nikolas Ferreira a retirar esse seu projeto absurdo de pauta.
Podem enviar correspondências para:
- E-mail: dep.nikolasferreira@camara.leg.br
- Telefone: (61) 3215-5743
- Endereço: Gabinete 743 - Anexo IV - Câmara dos Deputados
Siga nossos canais e receba atualizações
Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.brMais opções
Compartilhe
Mais recententes sobre Educação
Docente diz que "projeto não é ruim e que cabe a cada profissional decidir se quer trabalhar na sala de aula e em outras funções quaisquer em estados, DF e municípios"
Tramitação do PL 2.531/2021 avança na Câmara e é imprescindível para fortalecer a educação básica pública como um todo, inclusive na questão dos professores
Ao permitir acúmulo do cargo de professor com outro de qualquer natureza no setor público, medida pode precarizar ainda mais a atividade docente, segundo a CNTE
Nota Pública da CNTE expõe avanços e retrocessos apresentados pelo relator da Comissão Especial encarregada em analisar o Projeto de Lei (PL) nº 2.614/2024





