Docente diz que "projeto não é ruim e que cabe a cada profissional decidir se quer trabalhar na sala de aula e em outras funções quaisquer em estados, DF e municípios"
Saiba como anda o PL que institui o Enem dos Professores
Terça-feira, às 18:28
O Enameb é para toda a Educação Básica e visa avaliar o desempenho dos docentes em escolas públicas e privadas. Pode ser usado para dificultar a progressão na carreira e também para precarizar ainda mais o trabalho docente.
Educação | Continua a tramitar na Câmara dos Deputados o PL nº 6.114/2009, oriundo do Senado, onde já foi aprovado. A essa medida, outros 14 PLs de mesmo teor foram apensados, isto é, anexados. Propõem a criação do Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica - Enameb, o chamado "Enem dos Professores".
Em nossa opinião, proposta não é boa para os docentes.
Veja mais detalhes e vote na enquete, após o anúncio.

Leia também:
- Docentes reclamam de exigência imposta por nova lei de combate à violência no ambiente escolar
- Lula sanciona lei de proteção à criança e adolescente nas escolas escolar
- O papel dos educadores no combate aos discursos de ódio
- PL que obriga professor a fazer exame anual de uso de drogas ilícitas é REJEITADO pelo relator
Vote na enquete!
Enameb, o "Enem dos Professores"
Origem
- PL n° 6.114/2009 - Senador Wilson Matos (PSDB-PR).
Situação atual
- Aprovado no Senado e agora aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Proposta foi aprovada na Comissão de Educação (CE) dessa Casa Legislativa
Objetivo
- Instituir o Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica - Enameb, com o intuito de avaliar o desempenho dos docentes em escolas públicas e privadas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Execução
- Se aprovado, será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Periodicidade
- A cada três anos, de acordo com modificação feita na Câmara pela deputada Dorinha Seabra (União Brasil-GO). Texto original previa cinco.
Obrigatoriedade
- Exame não é obrigatório e inscrição é gratuita.
Após o anúncio, veja por que, em nossa opinião, projeto não é bom para os professores.
Nossa opinião sobre o Enameb — "Enem dos Professores"
- O texto original do Senado já permitia que exame fosse usado, a critério dos gestores, para a) avaliação de desempenho e b) para fins de progressão na carreira do magistério, o que abre brechas para perseguições políticas (item a) e mais burocracia para os docentes crescerem do ponto de vista salarial (item b).
- Na Câmara, a professora Dorinha Seabra conseguiu piorar ainda mais a proposta, ao acrescentar ao texto original que o Enameb poderá ser usado, também a critério dos gestores, para contratações temporárias de quem ainda não está nas redes de ensino, o que desincentiva concursos públicos e precariza o trabalho docente.
- Embora não obrigatório e inscrição seja gratuita, exame não deixa de ser uma exigência a mais para quem não tem a valorização devida.
- Em nossa opinião, portanto, ideia não é boa para os professores, sobretudo os das redes públicas.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Gratos.
Chave para Pix
pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
Chave PIX:
3435969@vakinha.com.br
Mais recentes sobre educação
Tramitação do PL 2.531/2021 avança na Câmara e é imprescindível para fortalecer a educação básica pública como um todo, inclusive na questão dos professores
Ao permitir acúmulo do cargo de professor com outro de qualquer natureza no setor público, medida pode precarizar ainda mais a atividade docente, segundo a CNTE
Nota Pública da CNTE expõe avanços e retrocessos apresentados pelo relator da Comissão Especial encarregada em analisar o Projeto de Lei (PL) nº 2.614/2024



