Estimativas não são certezas e economia não desabou com tarifaço a ponto de ser capaz de quase zerar correção do piso na previsão para o próximo ano
Diante do atual custo de vida, estudo do DIEESE mostra que salário mínimo deveria ser R$ 5.289,53
O cálculo é feito levando em consideração uma família de quatro pessoas, com dois adultos e duas crianças e segue o que diz a Constituição Federal de 1988.
COMPARTILHE!
Publicidade

Economia | De acordo com Pesquisa Nacional feita em novembro último pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o custo de vida está muito alto na maioria das capitais do País. Diante disso, e considerando a cesta básica mais cara, no Rio de Janeiro, o DIEESE diz que o salário mínimo nacional deveria ser R$ 5.289,53. Continua, após o anúncio.
Base do cálculo
O DIEESE explica que esse salário mínimo de mais de cinco mil reais para novembro último está calculado para uma família de quatro pessoas, com dois adultos e duas crianças. O DIESSE leva em conta também nos seus cálculos o que diz o item IV do artigo 7º da Constituição Federal de 1988.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
COMPARTILHE!
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes...
Pelo que escreveu o governador de SP, o problema é a punição ser "desproporcional". "Desproporcional" a quê?
Para Tarcísio, Caiado & Cia, Bolsonaro preso é chance real de concorrer à presidência com pelo menos sonho de vitória
Ao contrário de Fux, Ministra Cármen Lúcia e ministro Cristiano Zanin vão condenar o genocida
Única dúvida que há é se ficará na Papuda, em sala da PF, Forças Armadas ou em prisão domiciliar; o excesso de provas condenou o capitão
O Fuerza Patria ganhou com larga margem de votos do La Libertad Avanza, partido do tresloucado presidente argentino