Anúncio definitivo depende da divulgação da inflação oficial que será divulgada dia 9/1 pelo IBGE
Secretário aguarda definição do Governo Federal sobre reajuste do magistério
Fala da autoridade reforça a tese de que a correção deste ano não está fechada em menos de 1%
Categorias: >> piso, >> educação, >> economia
Redação Dever de Classe, às 14:17
Ismael Silva, Secretário Municipal de Educação de Teresina-Pi — divulgou no Instagram que aguarda definição do Governo Federal para anunciar reajuste do magistério para os educadores lotados em sua pasta. Fala da autoridade reforça a tese de que a correção deste ano não está fechada em menos de 1%, apesar da Portaria Interministerial MEC/FAZENDA nº 13, que estima 0,37% de atualização.
Sobre isso, o próprio Ministro da Educação Camilo Santana garantiu recentemente na Paraíba que o reajuste salarial de 2026 não será menor que a inflação de 2025.
4,31%
Segundo matéria da Agência Brasil desta segunda-feira (5), "O boletim Focus também trouxe uma redução para a previsão do IPCA de 2025, que caiu para 4,31%. O número oficial da inflação vai ser divulgado na próxima sexta-feira (9/1), conforme calendário do IBGE."
Na previsão de especialistas, esse índice de 4,31% não será alterado. Desse modo, percentual tende a ser o reajuste para o magistério neste ano de 2026.
Confira a fala do Secretário Municipal de Educação de Teresina:
PUBLICIDADE
Mais recentes de piso do magistério
Fala da autoridade reforça a tese de que a correção deste ano não está fechada em menos de 1%
Por enquanto, correção de 2026 permanece indefinida até que o MEC assuma uma posição definitiva sobre o assunto
Maioria em enquete diz que houve manipulação dos dados para prejudicar o magistério; muitos creem também que situação possa ser revertida
Jurista destaca também, contudo, que o Ministro da Educação declarou que o Governo Federal iniciará um processo de negociação com todos os governos estaduais [e prefeitos] para garantir, no mínimo, o índice inflacionário.





