Economia | As imagens de crianças, adultos e idosos Yanomami gravemente desnutridos e com doenças curáveis chocaram o planeta. O DNA do principal responsável pelos crimes foi logo identificado: Jair Messias Bolsonaro.
"Sob o ex-presidente Jair Bolsonaro, milhares de garimpeiros ilegais invadiram o enclave Yanomami na Amazônia, trazendo violência, poluição e uma calamidade de saúde capturada em uma série recente de fotografias de crianças e adultos gravemente desnutridos", destaca o The Guardian, jornal diário britânico, neste sábado (21).
O mesmo The Guardian destacou também que "Lula anunciou que ele e [Sônia] Guajajara fariam uma visita de emergência ao estado amazônico de Roraima, onde fica o território Yanomami, para liderar a resposta do governo aos "níveis exorbitantes de desnutrição".
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) — resumiu bem a tragédia em sua conta no Twitter:
"Pelo menos 99 CRIANÇAS do povo Yanomami morreram devido ao avanço do garimpo ilegal na região, de acordo com relatório do Ministério dos Povos Indígenas. Alguém honestamente ainda acha que é exagero dizer que Bolsonaro deliberadamente matou?"